O porteiro é o cartão de visita do local em que trabalha.
Ele lida com todo tipo de situação, inclusive algumas consideradas bastante delicadas.
O porteiro trabalha, diretamente, com toda a movimentação de pessoas, de prestadores de serviço e até de encomendas, organizando toda a rotina de acesso e registro de entrada ao estabelecimento.
Além disso, o porteiro exerce um papel importante na segurança do local e deve saber como agir em situações de risco.
**1- Movimentação de pessoas no estabelecimento**
A- Receber os clientes com cordialidade e respeito.
B- Organizar a entrada e saída de clientes e resgistrar sempre que necessário.
C- Cumprimentar adequadamente e positivamente quando seja solicitada alguma informação, direcionando os clientes à recepção.
D- Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio pelo cumprimentos das regras e leis.
E- Percorrer sistematicamente as dependências internas e externas inspecionando-as para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas, dependências com portões abertos e outras anormalidades.
F- Recepcionar e controlar a movimentação das pessoas em áreas de acesso restrito, verificando as credenciais dos funcionários de prestadoras de serviços durante as visitas técnicas.
G- Registrar em formulário próprio a movimentação dos visitantes e acompanhantes.
**2- Atitudes importantes durante toda a jornada de trabalho**
A- Organizar o material necessário para a jornada de trabalho: livro ata, caneta, claviculário (chaves) necessárias.
B- Durante a jornada de trabalho, informar e negociar com seu superior na necessidade de ausentar-se do posto de serviço (banheiro, alimentação) porque a portaria NÃO DEVE ESTAR SEM PROTEÇÃO E ATENÇÃO.
C- Garantir que as políticas, normas e os procedimentos estabelecidos pela empresa sejam cumpridos.
D- Ter um comportamento preventivo, seguindo as orientações e as determinações definidas pela Segurança do Trabalho.
E- Alertar o empregador sobre problemas que podem prejudicar o bom andamento do serviço.
**3- Desenvolvimento e Cultura**
A- Participar de reuniões sempre quando solicitado.
B- Participar de treinamentos técnicos.
C- Ler e aplicar os códigos internos descritos no Manual de Integração e Regulamento interno.
E- Participar de reuniões de feedback.