1. Superior completo em Administração de Empresas, Comércio Exterior ou áreas Correlatas;
2. Pós-graduação em Comércio Exterior, Marketing, Gestão Comercial ou áreas correlatas;
3. 5 anos atuando em posições de gerenciais;
4. Espanhol fluente;
5. Inglês fluente;
6. Conhecimentos em trâmites relacionados ao processo de exportação;
7. Técnicas de negociação;
8. Conhecimento de rotinas logística-alfandegárias;
9. Domínio pacote Office (Excel, Word, Power Point);
10. Excelente capacidade de comunicação oral e escrita;
11. Ferramentas de melhoria contínua.
* Gerenciar o time de exportação, direcionando nas atividades diárias, semanais e mensais, garantindo a entrega dos resultados, bem como, atuar no engajamento, desenvolvimento, motivação e envolvimento da equipe com o negócio, através das metodologias específicas (acompanhamento do desempenho técnico e comportamental, elaboração ou revisão do Plano de Desenvolvimento Individual e feedbacks);
* Garantir melhorias dos recursos logísticos-alfandegários da área de exportação com ênfase em redução de custo e garantia do melhor lead time e assertividade para os clientes;
* Participar e atuar nas reuniões de demanda/planejamento visando melhor atendimento aos clientes;
* Garantir conformidade com as legislações aplicáveis e procedimentos internos;
* Gerenciar prestadores de serviços logístico-alfandegários e garantir processos burocráticos (desembaraços, despachantes, aduaneiras, despesas internacionais, tributos, armazenagem e sistemas integrados), desenvolver e acompanhar os pedidos / ordens de produção, relatórios de produtividade e desempenho do setor;
* Medir e garantir a satisfação da carteira de clientes;
* Implementar planos e processos de desenvolvimento de negócios para atrair e reter clientes, com foco no segmento de autopeças;
* Gerenciar a equipe de representantes de vendas internacionais, relacionamento com distribuidores e processos administrativos internos;
* Entregar projetos com o objetivo de desenvolver novos negócios e maximizar a exposição da companhia entre clientes em potencial do segmento;
* Fornecer estudos de mercado para avaliar a viabilidade e o potencial de mercado;
* Desenvolver ações de marketing com foco em prospecção, retenção e engajamento de clientes internacionais;
* Avaliar as necessidades potenciais dos clientes e combiná-las com os serviços oferecidos pela companhia, identificando os desafios e prioridades para o negócio;
* Garantir que os prazos de pagamento dos clientes sejam cumpridos de modo a evitar a inadimplência,
* Garantir a melhor negociação de prazos de recebimento pelo cliente;
* Adquirir, desenvolver e manter relacionamentos com clientes em potencial e contas-chave;
* Análise de KPIs operacionais, financeiros, vendas e performance da equipe;
* Acompanhamento de rotinas de câmbio e logística internacional;
* Elaborar estratégias de negócios junto à equipe de vendas;
* Analisar as tendências de mercado internacional;
* Efetuar viagens de negociação e participar de feiras;
* Internacionalizar a empresa e aumentar o market share;
* Estruturar metas para área de acordo com o objetivo e missão da empresa;
* Impulsionar o time e garantir sempre os melhores resultados com qualidade e agilidade;
* Orientar o time a buscar constantemente por desenvolvimento, novos conhecimentos e inovação;
* Conduzir rituais de cultura com assertividade e qualidade, dentro da frequência e prazos estabelecidos;
* Atuar como embaixador da cultura e valores do Grupo Universal Soluções Automotivas.