Ancora o trabalho com as crianças da Educação Infantil a partir do Projeto Político Pedagógico e acordos estabelecidos na escola.
Tem como missão observar as crianças em sua aprendizagem, planejando, elaborando e propondo materiais, propostas e atividades que potencializem essa aprendizagem; alcançar os objetivos de aprendizagem determinados pela BNCC, cumprindo o currículo do Espaço Cria; apoiar a curiosidade e o espírito investigativo das crianças, ajudando a florescer a paixão de descobrir e conhecer o mundo.
Dá asseguramento afetivo, conduz as integrações (adaptações), apoia o desenvolvimento socioemocional e media conflitos das crianças. Acolhe e orienta as famílias nesse processo.
É líder da Equipe de educadores de que faz parte e tem papel formativo nessa Equipe, e é representante deste grupo e da escola perante a comunidade escolar.
Tem o compromisso de seguir se atualizando, se desenvolvendo e se aprimorando nas referências teóricas que servem de base à nossa prática pedagógica.
Atividades
* Apropriar-se da proposta pedagógica, acordos e procedimentos da escola, para tornar-se referência dos mesmos diante da Equipe, das crianças e das famílias com que atua.
* Atuar de acordo e inspirar as crianças dentro dos valores da escola: amor, respeito, autonomia, autorresponsabilidade e sustentabilidade.
* Preparar o planejamento pedagógico e compartilhá-lo com a Equipe e a Coordenação para receber contribuições, para fazer ajustes e pensar desdobramentos.
* Criar contextos pedagógicos, jogos, círculos de chegada e de fechamento, projetos, brincadeiras e outros dispositivos pedagógicos, em parceria com Assistentes e Auxiliares da Equipe.
* Observar as crianças em seu estágio de aprendizagem, estar atenta(o) aos centros de interesse e à sua forma de aprendizagem, para encontrar os melhores caminhos para o mesmo.
* Observar e apoiar o desenvolvimento socioemocional das crianças, acolhendo, orientando, mediando conflitos.
* Promover o desenvolvimento dos letramentos matemático e de linguagem.
* Avaliar continuamente e gerar evidências do aprendizado das crianças.
* Registrar e produzir documentação pedagógica sobre os percursos das crianças, descrevendo seu processo e estágio de aprendizagem.
* Revisar a documentação pedagógica produzida pelos Assistentes da sua Equipe.
* Preparar material pedagógico (jogos, calendários etc.) para as crianças.
* Preparar PEI das crianças neurodivergentes, apoiado(a) pelo Núcleo de Inclusão da escola.
* Cuidar dos materiais e espaços que utiliza e ocupa.
* Orientar e participar da formação da sua Equipe (Assistentes, Auxiliares, Estagiários).
* Atender e comunicar-se com as famílias, ser porta-voz da escola diante delas.
* Esta seleção visa criar um banco de currículos para quando houver abertura da vaga.