Responsabilidades e atribuições
Desempenhar suas atividades, respeitando os princípios do Código de Ética Médica e cumprindo as normas de trabalho designadas pelo regulamento interno do hospital;
Prestar cuidados ao paciente de acordo com a respectiva especialidade (cirurgião geral, clínica médica, neonatologia, obstetrícia, ortopedia, pediatria, psiquiatria, UCI, UTI adulto, UTI pediátrica) respeitando as orientações do médico assistente (Plano Terapêutico), e comunicar este sobre modificações importantes no quadro evolutivo do mesmo;
Prestar atendimento de urgência e emergência a todo paciente admitido nestas condições na unidade de Pronto Atendimento;
Prestar informações médicas ao paciente ou responsável legal, de acordo com sua capacidade de compreensão, quando solicitado e/ou necessário, em conformidade com orientação do médico assistente (registrar em prontuário médico);
Prestar informações médicas aos acompanhantes e familiares, sempre com autorização do paciente, de acordo com sua capacidade de compreensão, quando solicitado e/ou necessário registrando em conformidade com orientação do médico assistente (registrar em prontuário médico);
Efetuar o planejamento das admissões e altas (Plano Terapêutico) em conjunto com a equipe multiprofissional e supervisionar os cuidados clínicos efetuados na unidade;
Admitir os pacientes na unidade, solicitando os documentos necessários e efetuando os devidos registros e controles internos, bem como programar e realizar as altas da unidade;
Examinar, evoluir e prescrever os pacientes (do pronto atendimento, da recuperação pós‑anestésica do centro cirúrgico, do centro obstétrico ou da enfermaria), checando exames e alterações fisiológicas e definindo condutas em conjunto com a equipe multiprofissional, médico assistente e família/paciente;
Atender avaliações de urgência e emergência em outras áreas do hospital quando solicitado, o mais breve possível, registrando suas condutas e observações adequadamente, no prontuário médico do paciente;
Atender interconsultas em outras áreas do hospital quando solicitado, registrando suas observações adequadamente no prontuário médico do paciente;
Avaliar as solicitações de avaliação médica solicitado, registrando suas observações adequadamente no prontuário médico do paciente;
Solicitar vaga externa através da Central de Regulação de Vagas, sempre que o hospital não dispuser de vaga ou de serviço necessário. Nestes casos, informar seu coordenador;
Informar ao coordenador da equipe os casos com evolução prolongada, intercorrências não esperadas ou intercorrências sociais que ocorram durante o seu plantão;
Detectar e comunicar os órgãos competentes a existência de doadores, doenças de notificação compulsória e/ou casos de violência;
Participar de programas de qualidade da unidade, incluindo coleta de informações;
Participar de reuniões clínicas e administrativas para promover o aperfeiçoamento do serviço, bem como de eventos externo‑internos, quando solicitado;
Colaborar a participar na implementação de protocolos de assistência, pesquisa e ensino;
Interagir com os demais departamentos da instituição e áreas envolvidas no atendimento ao paciente, buscando o aprimoramento técnico e troca de experiências para melhoria constante das atividades da área;
Responder as solicitações do Serviço de Atenção ao Usuário referente à sua especialidade e atendimento;
Colaborar e participar do gerenciamento de risco da instituição;
Manter ao coordenador da unidade e da equipe informada sobre as atividades e problemas sob sua responsabilidade.
Requisitos e qualificações
Ensino superior completo em Medicina;
Registro no Conselho ativo (CRM);
Conhecimento em informática - nível usuário.
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