Descrição do Cargo:
O cargo de Analista de Eficiência Operacional Pleno visa atuar em atividades relacionadas à gestão operacional da frota corporativa, apoiando o controle contratual e a alocação eficiente de recursos. A missão é contribuir para o monitoramento e melhoria da performance operacional por meio da análise crítica de dados e aplicação das diretrices internas.
As principais responsabilidades incluem apoio à administração contratual dos serviços relacionados à frota corporativa, vigilância abrangente, locação de veículos, abastecimento de combustível, gestão das manutenções e disponibilidade da frota e sistemas. Além disso, é necessário apoiar as unidades operacionais na cobrança de fornecedores da área de frota, assegurando conformidade contratual e correção dos valores.
O analista também será responsável por manter atualizados os registros operacionais da frota nos sistemas corporativos, incluindo ERP e plataformas de gestão de frota. O acompanhamento e controle de indicadores de desempenho da frota, como inventário de veículos, custo por veículo, consumo de combustível, km/litro, disponibilidade de veículos e índices de manutenção corretiva e preventiva, são também parte das responsabilidades.
Frente ao público interno, o analista atuará como ponto focal corporativo para temas relacionados à gestão de frota, prestando suporte técnico às demais áreas da companhia e SPEs, mediando dúvidas operacionais e contratuais, coordenando processos de transferência de veículos entre unidades e assegurando a padronização e cumprimento das diretrizes corporativas.
Além disso, o analista apoiará o mapeamento de processos e identificação de desvios operacionais e oportunidades de otimização dos custos da frota, promovendo a replicação de boas práticas entre as unidades operacionais, a padronização e melhoria contínua dos processos e controles internos alinhadas às diretrizes corporativas.
Por fim, é necessário apoiar processos de migração, implantação ou transição de fornecedores, garantindo a qualidade e continuidade dos serviços, além de fornecer subsídios técnicos e análises operacionais para revisão de contratos, renegociações novas contratações e tomada de decisão pela liderança e demais áreas envolvidas.
A participação em reuniões técnicas, comitês e fóruns relacionados à operação e ao desempenho da frota é uma atividade importante. Por fim, é necessário elaborar treinamentos e materiais de orientação para motoristas e usuários da frota visando melhorar a condução, segurança e uso eficiente dos veículos.
Para exercer essa função, é fundamental ter formação superior, conhecimento intermediário a avançado de Pacote Office (Excel, Word e PowerPoint), capacidade analítica organização atenção a detalhes, noções básicas de contratos e experiência prévia na área de gestão de frotas e/ou operação. Diferencial é ter familiaridade conhecimento em metodologias de melhoria contínua Lean.