Responsável por atuar no processo de serralheria, realizando atividades como operar furadeira manual/coluna, rosqueadeira pneumática, prensa hidráulica, dobradeira hidráulica, esmeril e retifica manual, operação de puncionamento, transcrever o dimensional da peça a ser executada no CNC da máquina, entre outras atividades similares.
**Responsabilidades e atribuições**
Identificar com o Auxílio do Desenho, Nota de Operação, as peças recebidas, verificando a necessidade da Atividade de Furar, Escarear ou fazer rosca.
Com base no desenho identificar qual diâmetro de broca, ou se o escareado é para rebite ou parafuso, e qual a rosca a ser executada.
Preparar a máquina e executar a tarefa.
Atentar para que equipamento de Proteção Individual será necessário utilizar (nunca utilizar luva de malha nestas operações).
Ler e interpretar normas, procedimentos, especificações, desenhos, instrumentos de medição e ou orientações gerais a respeito das atividades a serem desenvolvidas.
Exercer o auto controle em cada operação/tarefa, observando os parâmetros de qualidade estabelecidos, freqüência de inspeção e o resultados esperado, conforme descrito nas normas operacionais, avaliando-os visualmente e ou através de equipamentos de medição, registrando se necessário os resultados obtidos.
Regular os encosto da máquina com a medida desejada, e colocar a ferramenta apropriada para a tarefa.
Identificar com o Auxílio do Desenho, Nota de Operação, as peças recebidas, verificando-se da necessidade da Operação de Dobrar, atentando para o fato de que existem mais tipos de máquinas, e que algumas peças só podem ser dobradas na TRUMABEND V-130, e que estas tem um relatório de atividade independente.
Com base no desenho escolher as ferramentas adequadas para a operação, observando-se o V de Matrizcerto para a aba/espessura do material, e o esforço que será submetido não poderá ultrapassar ao especificado pela ferramenta.
Com base no desenho, regular a máquina com o tamanho de aba, e o ângulo especificado, tomando-se o cuidado de fazer uma seqüência de dobra possível de executar. Dobrar uma peça do lote e fazer as correções necessárias nas medidas.
Realizar limpeza e conservação de máquinas, equipamentos e ou local de trabalho, visando mantê-los em perfeito estado de funcionamento e utilização.
Operar esmeril para realização de afiação das mocas.
Operar retífica manual para realizar retrabalhos.
Observar na Nota de Operação ou Lista de Set-Up o Número do Programa de CNC, Inserir o Programa CNC, via DNC, e Ativar o Programa CNC desejado.
Comparar as ferramentas solicitadas na Máquina com os recortes solicitados nos Desenhos, e conferir a matéria-prima solicitada.
Preparar o Ferramental, tomando-se o cuidado de conferir a afiação, folga de matriz e os formatos necessários(redondos, oblongos, quadrados, repuxes, etc.),bem como não colocar punções com matrizes diferentes.
Com auxílio da Ponte Empilhadeira selecionar nos Porta Pallets o fardo de material a ser utilizado.
Dar partida na máquina para que se possa colocar a Matéria Prima, Dar início a Operação de Puncionamento, retirando as peças conforme são Processadas, conferindo visualmente a primeira peça do lote, e separando as peças por Ordem de Fabricação, conferindo as quantidades.
Fazer levantamento de estoque de Matérias Primas e acertar no Sistema SAP, informando PCP e Compras na necessidade de aquisição de mais Material, prevendo sempre o menor estoque possível.
Identificar com o Auxílio do Desenho, Nota de Operação, as peças recebidas, verificando-se da necessidade da Operação de Prensa.
Identificar com o Auxílio do Desenho, Nota de Operação, as peças recebidas, verificando-se da necessidade da Operação de Dobrar, atentando para o fato de que, existem mais tipos de máquinas, e que algumas peças só podem ser dobradas na dobradeira CNC TRUMABEND, e que estas tem um relatório de atividade independente.
Com base no desenho transcrever o dimensional da peça a ser executada no CNC da máquina, bem como escolhendo o Ferramental a ser usado, observando-se o perfil do punção necessário, abertura do V da Matriz e a seqüência de dobra a ser adotada, para que não ocorram colisões entre a peça e a máquina/ferramentas.
Separar as ferramentas indicadas no Monitor do CNC e instala-las na máquina, observando-se as posições na Régua da Máquina.
Simular a dobra no Monitor, garantindo-se a ausência de alarmes e colisões, bem como, observando se a seqüência de dobra é realmente a desejada.
Executar a Dobra, sem Material, observando o correto movimento dos eixos da Máquina.
Dobrar uma peça do lote e fazer as correções necessárias nas medidas, ajustando-se ângulo e aba.
Em casos em que as medidas não atingirem a tolerância indicada no desenho, deverá ser realizado experimento prático, montando-se a peça em algum produto disponível.
Executar demais funções dos Serralheiros I/II, orientando(quando necessário) serralheiros de menor nível.
Executar outras tarefas correlatas com as