A frente de caixa em um sacolão é responsável por diversas atividades que envolvem o atendimento ao cliente e o gerenciamento do fluxo de vendas.
- **Operar o Caixa**: Registrar as compras dos clientes no sistema de vendas, calcular o valor total e receber os pagamentos (dinheiro, cartões, etc.).
- **Conferir Mercadorias**: Verificar a precisão e se houver necessidade fazer o cadastramento dos itens comprados e garantir que os preços estejam corretos.
- **Embalagem de Produtos**: Auxiliar no processo de empacotamento dos produtos, garantindo que sejam bem organizados e protegidos. Obs: nas lojas que tiverem (laticínio auto serviço fazer limpeza e organização repondo as prateleiras.)
- **Controle de Dinheiro**: Manter o caixa organizado, realizar o fechamento ao final do turno e fazer a conferência dos valores recebidos. Realizar cadastramento e controle de venda a prazo lembrando de separar o que é da loja e o que do escritório, sangrias, vale sacolão, controle dos cartões de crédito, alimentação, refeição, cartão servidor. A frente é responsável por prover e conferir o troco da loja.
- **Fechamento**: Orientar as operadoras de caixa a preencher corretamente o relatório de fechamento.
- **Emissão de Nota fiscal**: Emitir nota fiscal, orientar as operadoras a sempre colocar o CPF no ato da compra.
- **Cancelamentos**: São realizados pela frente de caixa, pelo sub-gerente e gerente da loja.
- **Solução de Problemas**: Lidar com questões como devoluções, trocas, discrepâncias de preço e reclamações dos clientes, dinheiro falso.
- **Mudanças de Placas**: Realizar a troca das placas de preços das bancas todas as vezes que forem alterados os preços dos produtos.
- **Organização e Limpeza**: Manter a área do caixa e escritório organizados, limpa e funcionando de maneira eficiente, sempre manter a ordem para envio de documentos e não deixar documentos exposto em cima da mesa de forma desorganizada.
- **Apoio à Equipe**: Colaborar com outros funcionários, comunicando questões como falta de produtos, filas ou problemas técnicos.
- **Apoio à Equipe de RH**:Controlar no dia a dia, faltas, atestados, atrasos, horas extras e feriados anotar o nome de todos que trabalharam no dia, anotação do dia em que o colaborador está começando na empresa, recolher documentação dos colaboradores novatos, está sempre atenta a todos os documentos pertinentes ao escritório para serem enviados sempre com o malote do dia.
- **Comunicação**: Manter a comunicação e alinhamento de todas as decisões da loja junto ao gerente da loja.