Responsabilidades e atribuições:Desenvolver e implantar novos projetos, melhorias, modificações e reforma de equipamentos das áreas de Sistemas Controle Ambiental; Desenvolver e efetuar análise técnica de propostas de fornecedores; Analisar e diagnosticar causas de falhas em equipamentos, matérias usando ferramentas estatísticas e de análise metodológica; Preparar, analisar e emitir relatórios técnicos sobre performance dos equipamentos, processo, qualidade e custo de produção do produto, identificando desvios e/ou necessidade de novos processos e método; Elaborar e desenvolver padrões operacionais e relatórios técnicos; Apresentar e realizar melhorias na forma de executar suas atividades por meio de ferramentas, métodos, pesquisa, inovação e atividade inventiva, buscando obter ganhos de produtividade, segurança, otimização de processo, maximização de resultados e modernização do método de execução; Fornecer estudos e participar da elaboração e controle do orçamento da sua área de atuação; Disseminar o conhecimento produzido internamente ou adquirido externamente com os pares e equipes de manutenção; Desenvolver métodos para otimizar e controlar os processos e KPI's de sua área de atuação com foco na confiabilidade e estabilidade operacional; Elaborar os planos de experiência indicando como serão aplicados nos equipamentos, acompanhar "in loco" na área de produção, emitir relatórios referentes ao seu desenvolvimento e padronizar melhores práticas garantindo a qualidade e performance; Otimizar a manutenção mecânica baseada na criticidade dos ativos, buscando a melhor relação custo x confiabilidade; Analisar dados de ciclo de vida de equipamentos, custo do ciclo de vida dos ativos, confiabilidade de sistemas e outras análises quantitativas, para tomada de decisão relativa à substituição, reforma e melhorias no momento mais adequado; Garantir a definição e atualização dos planos de manutenção mecânica usando ferramentas de confiabilidade (RCM, FMEA etc.) de acordo com a criticidade do equipamento; Realizar estudos de análise de falhas, sempre que algum gatilho ou parâmetro pré-definido seja atingindo; Estudar e propor implantação de técnicas de monitoramento da condição de equipamentos críticos; Atuar em projetos de melhorias e modificações para a manutenção mecânica, solicitando e apoiando a especificação pela Engenharia, acompanhando a implantação e validação final; Elaborar/revisar os planos de manutenção/inspeção mecânica de equipamentos, suportando com informações técnicas dos equipamentos; Suportar tecnicamente as equipes de manutenção mecânica na revisão periódica dos planos/padrões relacionados aos temas sob seu domínio; Revisar periodicamente a relação custo/benefício dos programas de gestão da manutenção mecânica nas áreas de sua responsabilidade e trocar informações com as demais equipes de ativos da usina; Verificar obsolescência de ativos baseada em ferramentas de suporte, visando propor atualização tecnológica; Definir sobressalentes críticos e recomendar o nível necessário de sobressalentes, e promover a padronização de equipamentos; Monitorar novas tecnologias e manter o corpo gerencial informado sobre os novos desenvolvimentos avaliados; Monitorar os KPIs de manutenção mecânica e gestão de ativos, identificando pontos de atenção e propondo ações de correção; Apresentar e realizar melhorias na forma de executar suas atividades por meio de ferramentas, métodos, pesquisa, inovação e atividade inventiva, buscando obter ganhos de produtividade, segurança, otimização de processo, maximização de resultados e modernização do método de execução; Realizar atividades cumprindo e respeitando as regras de Saúde e Segurança do trabalho, relatando quaisquer desvios que possam gerar acidentes para si próprio ou para outros.Requisitos e qualificações:Nível superior completo em Engenharia Mecânica; Inglês intermediário; Microsoft 365; Conhecimento em SAP - módulo PM; Experiência na função; Gerenciamento de Projetos; Vivência na área de manutenção mecânica.Será um diferencial se você tiver:Pós-graduação em Engenharia Ambiental; Experiência em siderurgia.Outros detalhes importantes:No campo "anexar documento" é obrigatório anexar seu currículo atualizado.Essa vaga é presencial para a unidade de Pecém, localizada em São Gonçalo do Amarante – CE.O que oferecemos para você:Contamos com um pacote de remuneração compatível com o mercado.Assistência médica Assistência odontológica Auxílio creche Transporte Convênio com empresas parceiras Participação nos Lucros ou Resultados Previdência privada Refeitório Seguro de vida Vale-alimentação Wellhub Programas internos de qualificação e desenvolvimento Programas internos de reconhecimentoComo funciona o nosso processo seletivo:Esta é a primeira etapa do nosso processo. Após o envio do seu currículo, nossa equipe de seleção avaliará se este é o momento de você avançar para a fase de entrevistas. Essas conversas acontecem primeiramente com a equipe de pessoas, na sequência com o gestor ou referência técnica da área. Posteriormente você seguirá para a etapa de testes, conformo avanço no processo. Em caso de aprovação, terá início seu processo de admissão e chegada à ArcelorMittal.Estamos muito felizes com o seu interesse em se juntar ao nossos #TIMAÇO.Equipe de Atração e Seleção da ArcelorMittal Pecém.A ArcelorMittal é uma empresa que valoriza a Diversidade e Inclusão. Por isso, incentiva que mulheres, pessoas com deficiência, diferentes raças e orientações sexuais se candidatem às vagas.