Responsável por realizar análise das operações de cobrança, acompanhar o processo de liquidação, localizar pagamentos efetuados, providenciar baixa no sistema e identificar pendências. Atualizar o histórico de clientes e conferir movimento de extratos.
Responsabilidades principais:
Fazer acompanhamento de inadimplência e propor medidas e soluções;
Conhecimento em CPR;
Identificar clientes em atraso, cartório e providenciar o bloqueio dos mesmos;
Acompanhar o desempenho e solução das cobranças com o departamento jurídico e processos de cobrança judicial;
Manter atualizado o arquivamento do setor;
Comunicar ao coordenador qualquer necessidade ou irregularidade do setor;
Obedecer às orientações da diretoria e cumprir a política de cobrança;
Propor ações judiciais contra inadimplentes;
Acompanhar processos contenciosos;
Negociar parcelamento de débitos;
Seguir normas e procedimentos da empresa;
Manter padrão de qualidade conforme orientações do controle da empresa;
Realizar aprovação de pedidos de vendas;
Realizar análise de crédito, incluindo cadastro, análise de risco, limite de crédito e garantias;
Executar cobrança ativa e preventiva de inadimplentes;
Estruturar e acompanhar operações de barter e CPR;
Formalizar, registrar e controlar garantias (penhor, hipoteca, alienação, endossos);
Dar suporte a auditorias, conciliando documentação e políticas de crédito vigentes;
Gerenciar indicadores de inadimplência, aging, perdas e provisionamento;
Manter interface com áreas de vendas, jurídico e fiscal para alinhamento de políticas e processos;
Utilizar intensivamente ERPs e ferramentas de BI para controle e reporte.
#J-18808-Ljbffr