Emprego
Meus anúncios
Meus alertas e-mail de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Dicas de emprego Fichas de empresas
Pesquisar

Líder de insight – data storyteller

Rehva Tech
Anunciada dia 17 dezembro
Descrição

Interessados enviar CV para maria@rehva.com.br

Sobre a posição
O profissional será responsável por direcionar o time a filtrar grande quantidade de dados, destacando insights relevantes, transformando-os na mensagem principal da história, traduzindo assim o monitoramento de dados de imprensa e redes sociais em insights acionáveis que direcionam a tomada de decisão dos nossos clientes, unindo a precisão da IA com a curadoria humana estratégica. ;
A missão deste profissional é garantir a interpretação analítica, estruturando sequências lógicas que guiem a situação inicial, resultados, conclusões e/ou recomendações, unificando a visão das duas frentes (Social e Imprensa) com entregas integradas, assinados pela área e não por verticais isoladas, assegurando que as entregas da área tenham uma proposta de valor clara e acionável.

Principais Atribuições e Responsabilidades

Desenvolver e implementar uma metodologia padronizada de Data Storytelling que seja aplicada em todos os entregáveis;
Redefinir o portfólio de entregas da área, migrando de materiais exploratórios (focados em “o que aconteceu”) para apresentações explanatórias e diagnósticas (focadas em “por que aconteceu e o que fazer”);
Garantir que a equipe priorize a relevância e a acionabilidade dos insights (“E Daí?”), e não apenas volume dos dados;
Liderar, treinar e capacitar a equipe de analistas para pensarem de forma estratégica e narrativa, ensinando-os a identificar o “conflito” e a “resolução” nas análises de dados de imprensa e redes sociais;
Transformar métricas de mídia (alcance, share of voice, sentimento, engajamento) em histórias claras sobre a percepção e reputação da marca do cliente;
Garantir a integridade e qualidade dos dados coletados, supervisionando a taxonomia e classificação das menções para evitar o ruídos e dispersões de informação;
Estruturar a comunicação de resultados para ir além do relato, entregando narrativas que orientem a estratégia de comunicação;
Atuar como consultor estratégico, apresentando insights críticos diretamente para a alta gerência dos clientes, utilizando o conceito de Brevidade Inteligente;
Padronizar a criação de visuais e dashboards, garantindo que os gráficos e elementos visuais apoiem a narrativa definida;
Colaborar com a área de Tecnologia para garantir que as análises de IA sejam validadas pela curadoria humana e que os insights de maior qualidade sejam priorizados;
Supervisionar o uso de Inteligência Artificial para automatizar a coleta e processamento de dados brutos (monitoramento de mídia), liberando o tempo da equipe para a curadoria intelectual e construção da narrativa;
Estabelecer e monitorar métricas de desempenho para a área, medindo não apenas o volume de materiais entregues, mas o impacto gerado nos clientes (ex: decisões tomadas a partir dos dados).

Requisitos e Qualificações

Experiência comprovada em liderança de equipes de análise, BI ou insights, com foco em desenvolvimento de soft skills (comunicação, síntese) em perfis técnicos;
Capacidade de motivar e guiar a equipe para um modelo de trabalho data-driven e orientado a storytelling;
Sólida vivência em consultoria, inteligência de mercado, jornalismo de dados ou empresas de tecnologia;
Portfólio e/ou cases que demonstre a capacidade de transformar dados complexos em narrativas de alto impacto que mudaram o rumo e/ou definiram uma estratégia;
Domínio de ferramentas de visualização de dados, com foco em design da informação e não apenas na operação de tais ferramentas;
Conhecimento em métricas de reputação, PR, mídias sociais e análise de sentimento;
Familiaridade com análise de mídias sociais (Social Listening) e plataformas de monitoramento de imprensa;
Habilidade para conectar o resultado de uma análise de comunicação a objetivos de negócio, de forma a entender que o cliente não quer “ver os dados”, o que ele espera é resolver um problema”;
Fluência para apresentar e defender ideias para diretorias executivas, com habilidades de oratória e persuasão.

Diferenciais Desejáveis

Vivência em consultoria;
Experiência com inteligência de mercado;
Familiaridade com meios de imprensa (métricas, sentimento).

Soft Skills

Credibilidade: em todas as etapas, nas fontes de dados, nos dados coletados, nos critérios analisados, na qualidade das entregas;
Inquietude: a insistente pergunta “dá para melhorar?” e consequente contribuição;
Colaboração;
Inovação: somos tecnologia e estamos, constantemente, em uma jornada evolutiva e melhorias contínuas;
Celeridade: inerente ao nosso negócio, o valor do nosso trabalho está ligado a velocidade e a precisão da informação.

Regime de Contratação: PJ
Modalidade: Remoto

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar
Vagas parecidas
Página principal > Emprego > Líder de Insight – Data Storyteller

Jobijoba Brasil

  • Dicas de emprego

Encontre vagas

  • Vagas de emprego por cargo
  • Pesquisa de vagas de emprego por área
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contato / Parceria

  • Entre em contato
  • Publique suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de uso - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2025 Jobijoba Brasil - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar