Realizar o planejamento e acompanhamento dos processos licitatórios, desde a fase preparatória até a homologação. Elaborar e revisar editais, termos de referência, minutas de contrato e demais documentos necessários, abrindo chamados para as demais áreas da companhia a fim de subsidiar a análise da viabilidade de participação da empresa nos processos licitatórios. Analisar e interpretar legislações pertinentes, em especial a Lei nº 14.133/2021 e normativos correlatos. Executar pesquisas de mercado para estimativas de preços e estudos técnicos preliminares. Participar de sessões públicas eletrônicas, conduzindo ou acompanhando os procedimentos. Conferir e analisar a documentação de habilitação e as propostas apresentadas pelos licitantes. Emitir pareceres técnicos sobre irregularidades ou questionamentos de processos licitatórios. Alimentar e manter atualizados os sistemas (portais) informatizados de licitações e contratos. Acompanhar prazos e obrigações contratuais decorrentes das licitações. Apoiar as áreas demandantes na especificação de objetos e na escolha da modalidade licitatória.