Descritivo de Tarefa
O enfermeiro hospitalar é uma oportunidade para fazer parte de um time comprometido, acolhedor e que leva saúde para milhões de pessoas. A responsabilidade principal do enfermeiro hospitalar é conduzir a equipe técnica em assistência aos clientes, acompanhando e supervisionando as atividades diárias.
Responsabilidades Principais:
* Receber o plantão e acompanhar a programação das atividades
* Conduzir a equipe de técnicos de enfermagem na assistência aos clientes
* Acolher, prestar orientações e esclarecimentos aos clientes e familiares
* Realizar processo de admissão, de alta e de transferência dos clientes
* Visitar os clientes internados na unidade, identificando necessidades e pendências para o tratamento
* Realizar atendimento assistêncial ao cliente, executando procedimentos privativos do enfermeiro
* Realizar aprazamento de prescrição médica e administrar medicações
* Estabelecer prioridades e orientar a equipe na qualidade da assistência de enfermagem
* Realizar a sistematização da assistência de enfermagem
* Preparar os clientes para realizarem exames e/ou transferências, quando necessário
* Realizar atividades administrativas relativas à solicitação de autorização de exames, agendamentos de exames, transferência de pacientes para UTI ou enfermaria, e outros
* Entregar exames de pacientes que receberam alta
* Contatar médicos de sobreaviso e /ou especialistas, quando necessário
* Monitorar e garantir a utilização de Equipamentos de proteção individual (EPIs)
* Preencher o livro de ocorrência
* Registrar no Prontuário eletrônico do paciente (PEP) o histórico de enfermagem, com evolução diária e prescrição médica dos pacientes
* Reportar ao enfermeiro líder ou coordenador os resultados do setor, propondo melhorias para o alcance das metas estabelecidas
* Conduzir a equipe técnica durante os procedimentos de reanimação, acompanhando o tempo da parada
* Acompanhar, supervisionar e notificar os eventos adversos
* Acompanhar o recebimento de medicamentos nas unidades
* Supervisionar e atuar nos programas de controle sistemático de infecção hospitalar
* Mantenha-lo contato com profissionais de outros setores, sempre que necessário, para alinhamento de processos e procedimentos
* Seguir e monitorar a aplicação do Protocolo operacional padrão (POP), sugerindo melhoria nos processos, quando possível
* Participar periodicamente de reuniões com a equipe de enfermagem
* Planejar ações de melhorias, levantando as necessidades e estabelecendo prioridades para resolução
* Capacitar e promover treinamentos em serviço "in-loco" com a equipe de enfermagem
* Participar do processo de capacitação, educação permanente e avaliação de desempenho dos profissionais
* Contribuir e/ou desenvolver ações de melhoria ao programa de qualidade e segurança no atendimento ao cliente
* Verificar o uso e funcionamento dos equipamentos, solicitar manutenção e reparo sempre que necessário, garantindo perfeitas condições de uso
* Mantenha-lo ambiente de trabalho tranquilo e organizado, verificando a disponibilidade do material necessário, a funcionalidade dos equipamentos, a utilização das vestimentas e indumentárias, a limpeza e a qualidade da assistência de enfermagem aos pacientes e familiares
* Mantenha-se atualizado acerca das tendências técnicas e científicas no campo administrativo e da sua especialidade, bem como no campo das mudanças legais referentes ao COREN, Ministério da Saúde, ANVISA e outras esferas importantes
* Cumprir às normas, procedimentos ou instruções de trabalho, conforme sua área de atuação, estabelecidos pela empresa ou legislação em vigor
Alguns requisitos adicionais incluem:
* Capacidade de liderança e gerenciamento de equipes
* Excelente comunicação e habilidades interdisciplinares
* Uso eficaz de recursos e solução de problemas
* Flexibilidade e adaptação a novas situações
* Resiliência e disposição para trabalhar em ambientes dinâmicos
Benefícios:
* Opportunity de crescimento profissional
* Atmosfera colaborativa e inclusiva
* Desenvolvimento contínuo através de treinamentos e cursos
* Compartilhamento de conhecimento e experiências
* Foco na qualidade e segurança no atendimento
Outros
* Condicionantes psicológicas e físicas adequadas para realizar as funções solicitadas
* Comportamento ético e responsável
* Uso de uniforme e vestimentas de acordo com as normas da instituição
* Manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável