Descrição do Trabalho
Sobre PADF
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todos. Trabalhamos em toda a América Latina e no Caribe para tornar nossa região mais forte: mais saudável, mais pacífica, justa, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras. Há 60 anos atendemos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Somos parceiros e capacitamos a sociedade civil, os governos e o setor privado para o bem da região.
Visão Geral da Posição
A posição de Assistente Social, está localizada em Natal – RN e se reporta ao Coordenador de Abrigo. É responsável por oferecer apoio técnico-social qualificado para migrantes e refugiados venezuelanos, garantindo o acesso a direitos e promovendo sua autonomia e integração na sociedade brasileira. O profissional dentro de duas casas de acolhimento com uma capacidade para 70 (sessenta) vagas para famílias de imigrantes e refugiados venezuelanos da etnia Warao. O(A) profissional deve atuar articulando o trabalho da PADF em parceria com as equipes do programa em cooperação com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN) e da Coordenadoria Estadual da Política de Assistência Social (COPAS), agências internacionais, organismos governamentais, parceiros implementadores e sociedade civil.
Resumo das Principais Funções
As principais funções e responsabilidades do Assistente Social, Migração e Integração Comunitária são as seguintes:
* Liderar o contato com a rede de proteção local e SGDCA (conselho tutelar, escolas, CRAS/CREAS, serviços de saúde, entre outros).
* Realizar o primeiro contato e a escuta qualificada dos migrantes, identificando suas necessidades e demandas.
* Realizar atendimentos de casos e complexidades iniciais, devendo encaminhar os casos com necessidades mais graves para o seu supervisor direto.
* Identificar casos de vulnerabilidade para referenciamento ao atendimento individualizado e/ou de proteção.
* Elaborar planos de atendimento individualizados, desenvolvidos em conjunto com o(a) migrante, um plano que contemple suas necessidades de documentação, saúde, educação, moradia e emprego.
* Informar sobre os serviços disponíveis na rede socioassistencial e encaminhá-los aos órgãos competentes (CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares, entre outros).
* Articular redes e manter contato constante com as instituições governamentais e da sociedade civil para garantir a efetividade dos encaminhamentos e a defesa dos direitos dos migrantes.
* Acompanhar e monitorar a situação das famílias e indivíduos atendidos, garantindo a continuidade do suporte.
* Atuar na mediação e resolução de conflitos interpessoais e interculturais que possam surgir, promovendo o respeito e o diálogo.
* Propor, participar e auxiliar nas atividades de proteção, educação não-formal, prevenção, educação, palestras, rodas de conversa, oficinas e outros que envolvam crianças, adolescentes e seus pais e cuidadores.
* Apoiar o referenciamento para matriculas escolares e orientar a população sobre transferências escolares.
* Registrar e organizar as informações dos atendimentos, produzindo relatórios periódicos para monitoramento e avaliação do trabalho.
* Produzir relatórios técnicos, registros e documentos de acompanhamento conforme necessidade do projeto e diretrizes éticas de acordo com o conselho profissional, para encaminhamentos para a rede local de educação, saúde, justiça, proteção social básica e proteção social especial.
* Cumprir suas funções conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
Conjunto de Habilidades Funcionais
* Flexibilidade e proatividade para atuar em contextos de crise.
* Empatia e escuta ativa, empática e não violenta.
* Autonomia e proatividade para atuar em contextos de alta complexidade.
* Habilidade para mediação e solução de problemas.
* Comunicação clara e objetiva.
* Sensibilidade social e cultural.
* Foco, adaptabilidade e ética de trabalho.
Habilidades e Experiências
Qualificações Desejáveis
* Graduação em Serviço Social e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
* Três (3) a cinco (5) anos de atuação em projetos de assistência social com populações em situação de vulnerabilidade, preferencialmente migrantes, refugiados ou grupos em contextos de crise humanitária.
* Comprovada experiência em trabalho com populações vulneráveis, preferencialmente migrantes e refugiados.
* Experiencia em atendimento e dos processos e fluxos atendimento abrigamento, documentação de refugiados, migrantes e apátrida em território brasileiro.
* Conhecimento de software, relatórios e planejamento de gestão de informações.
* Boa escrita, comunicação e habilidades interpessoais.
* Fluência (oral e escrita) em português e espanhol avançado.
Qualificações Desejáveis
* Mestrado em Serviço Social.
* A experiência prévia na área de Cooperação Internacional é uma vantagem.
* Inglês intermédio ou avançado é um diferencial.
Mais Sobre PADF
A PADF é uma organização independente sem fins lucrativos 501(c)(3) estabelecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962.
Os valores centrais da PADF são "H-E-A-R-T"
= Honestidade, Excelência, Responsabilidade, Respeito e Trabalho em Equipe.
PADF é um Empregador de Oportunidades Iguais.