* Executa ações relacionadas à estruturação e à manutenção do sistema de garantia da qualidade de produtos e serviços e avalia as interfaces com outros sistemas de gestão.
* Manter a o bom ambiente de trabalho, a organização do setor e das áreas de uso comum.
* Elaborar manuais, procedimentos e instruções de trabalho.
* Monitorar o sistema, organizar e realizar auditorias internas.
* Treinar e orientar pessoas para manter o alinhamento da organização em torno dos preceitos do sistema da qualidade.
* Avaliar as interfaces com outros sistemas de gestão – ambiental, de responsabilidade social, tecnológica e da inovação, dentre outros, manter a harmonia entre eles e o sistema de garantia da qualidade.
* Atualizar documentos, com introdução e aperfeiçoamento permanente de procedimentos Monitora a conformidade de processos.
* Analisar relatórios de controle de processos para verificar o cumprimento de normas e procedimentos.
* Informar setores responsáveis sobre processos, produtos e serviços não-conformes, prestando assessoramento técnico no tratamento das não-conformidades.