O Coordenador de Logística é responsável por planejar, executar e otimizar a aquisição de bens e serviços relacionados à cadeia de suprimentos, garantindo qualidade, entrega pontual e eficiência de custos. Essa função exige sólidos conhecimentos técnicos em logística para avaliar especificações, negociar com fornecedores e alinhar as atividades de compras às necessidades operacionais e estratégicas.
Ele/Ela se reportará ao Diretor de Compras Sub-Regional e trabalhará em estreita colaboração com as fábricas e os especialistas locais em Compras de Transporte, a fim de garantir a continuidade do fornecimento e a competitividade das licitações dos fornecedores.
Principais Atribuições
* Identificar, qualificar e desenvolver fornecedores estratégicos para operações logísticas (transporte, armazenagem, embalagem, equipamentos e materiais).
* Realizar análises técnicas e comerciais de propostas para garantir a conformidade com as especificações e padrões de qualidade.
* Monitorar os indicadores de desempenho dos fornecedores (SLA, qualidade, pontualidade, custo), conduzir análises de negócios e estabelecer ações corretivas conforme necessário.
* Colaborar com as equipes técnicas e operacionais para garantir que as compras atendam aos requisitos logísticos e de produção.
* Desenvolver e implementar estratégias de compras que reduzam riscos e aumentem a eficiência da cadeia de suprimentos.
* Manter atualizado o banco de dados de fornecedores e o mapeamento de mercado.
* Apoiar o processo orçamentário e as premissas de tendências de mercado.
* Gerenciar os custos logísticos, incluindo planejados versus reais, por cliente/região e como percentual da receita.
* Acompanhar a legislação.
* Implementar as melhores práticas; colaborar com colegas para compartilhar conhecimento e aprendizado, impulsionando a melhoria contínua.
* Trabalhar em estreita colaboração com operações/fábricas, fornecedores e consultores para otimizar gastos por meio de projetos técnicos.
* Estabelecer uma rotina de Rastreamento e Acompanhamento: monitorar entregas, reclamações, ocorrências e custos extras, se houver.
* CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) responsável por Incidentes/Reclamações Logísticas.
Requisitos Obrigatórios
* Graduação em Logística, Administração de Empresas, Engenharia, Comércio Internacional ou áreas afins.
* Mais de 10 anos de experiência em compras e gestão de suprimentos na área de logística.
* Conhecimento técnico de processos logísticos, transporte e armazenagem.
* Sólidas habilidades de negociação e gestão de contratos.
* Experiência com compra/negociação de fretes.
* Excelentes habilidades de apresentação e comunicação em espanhol e inglês.
* Capacidade de influenciar e obter apoio em situações "de linha pontilhada".
* Compreende as necessidades do negócio.
* Disponibilidade para viagens.
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