Avaliação da comunicação (verbal, não verbal e gestual), identificando pontos fortes e necessidades. Estimulação da linguagem oral e compreensão por meio de brincadeiras, histórias, músicas e jogos interativos. Treino de habilidades sociais e comunicativas em contextos do dia a dia (saudações, pedir ajuda, expressar sentimentos). Uso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como PECS, pranchas de comunicação ou dispositivos digitais. Intervenção em dificuldades de alimentação e motricidade orofacial, quando necessário. Orientação e acompanhamento dos familiares para dar continuidade às estratégias em casa. Colaboração com a equipa multidisciplinar para alinhar objetivos e métodos de intervenção. Promoção da autonomia comunicativa em contextos escolares e sociais.Formação superior em Fonoaudiologia com registro profissional ativo. Conhecimento em TEA: compreender características, desafios de comunicação e necessidades específicas. Experiência ou especialização em desenvolvimento da linguagem infantil, comunicação alternativa e estratégias de intervenção em TEA. Capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar (psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores, médicos, etc.). Boa comunicação com famílias, orientando pais e cuidadores sobre práticas de apoio no dia a dia. Empatia, paciência e flexibilidade, respeitando o ritmo de cada criança. Desejável: formação ou cursos em ABA, PECS, PROMPT, integração sensorial ou outras metodologias voltadas para o autismo.