O cargo de Analista Comercial requer uma pessoa atenta e dedicada que esteja disposta a trabalhar em equipe. A responsabilidade principal é atender e qualificar os leads gerados através dos canais de marketing.
Para isso, é necessário realizar o cadastramento desses leads no CRM com as informações necessárias para o acompanhamento do negócio. Além disso, é importante prospectar, qualificar e monitorar a conversão de leads diários em conjunto com a equipe de marketing.
A interação com os leads é fundamental para entender suas necessidades e qualificar a oportunidade. É também essencial auxiliar os leads a entender o valor que a empresa pode trazer, identificando se há aderência entre o produto e as necessidades do cliente.
No entanto, nem todos os leads converterão em vendas. Por isso, é necessário acompanhar e reportar a taxa de conversão de vendas dos leads conforme métricas estabelecidas pelo gestor.
Ao mesmo tempo, é preciso suportar a equipe comercial com as demandas internas, realizar visitas a clientes e abrir processo interno de cotações e acompanhar junto as entradas todas as informações necessárias para elaboração da proposta.
Também é importante lançar os orçamentos Portais Clientes – entrada e publicação, acompanhar propostas comerciais junto aos clientes e participar das reuniões de planejamento de projetos efetivados.
Já quanto às habilidades necessárias, é fundamental ter boa comunicação, organização e capacidade de trabalho em equipe. Além disso, é importante ter conhecimento avançado em ferramentas como CRM e BI.
Nesse sentido, é essencial que o candidato tenha experiência anterior em cargos semelhantes e possa mostrar seu potencial na área de vendas.
Portanto, se você está procurando por um desafio emocionante e deseja trabalhar em uma equipe dinâmica, essa pode ser a oportunidade certa para você.