Anunciada dia 1 outubro
Descrição
Cargo de Especialista em Mercado e Comércio
O papel principal deste cargo é antecipar movimentos de mercado, estudar e traduzir necessidades dos clientes em requisitos de produto. Alinhar o Mercado, P&D e Comercial para aumentar a vantagem competitiva e rentabilidade do portfólio.
Atividades Principais
1. Levantamento de Mercado
* Mapear clientes potenciais em diferentes regiões
* Identificar distribuidores, representantes e parceiros estratégicos
* Pesquisar concorrentes (produtos, preços, posicionamento, canais de venda)
* Avaliar tendências e necessidades regionais (materiais, normas técnicas, exigências locais)
2. Levantamento de Produtos
* Avaliar como os produtos atuais são utilizados pelo cliente
* Coletar feedback técnico diretamente dos usuários (problemas, melhorias, desempenho)
* Identificar lacunas e oportunidades para novos desenvolvimentos
3. Relacionamento e Atendimento
* Atuar como ponte entre engenharia/P&D e cliente final
* Realizar visitas técnicas a clientes (fábricas, distribuidores, construtoras, marcenarias etc.)
* Demonstrar e treinar clientes no uso correto dos produtos
* Resolver dúvidas e problemas técnicos no pós-venda
4. Inteligência de Mercado
* Coletar dados de campo sobre preços praticados e margens
* Registrar demandas recorrentes para alimentar relatórios de mercado
* Monitorar lançamentos de concorrentes
* Identificar normas e certificações exigidas em cada setor
5. Suporte à Estratégia Comercial
* Apresentar relatórios estruturados após cada viagem (visitas, oportunidades, concorrência)
* Apoiar gestores na precificação de acordo com a realidade de cada mercado
* Propor ajustes na linha de produtos ou novos desenvolvimentos
* Sugerir campanhas promocionais ou estratégias regionais de vendas
6. Atividades Administrativas Ligadas às Viagens
* Preparação de materiais técnicos e apresentações
* Planejamento de roteiros de visitas (para otimizar tempo e custo)
* Registro de contatos no CRM
* Controle de despesas de viagem (logística, hospedagem, alimentação)
Requisitos e Qualificações
-Formação: -Marketing de Produto, comercial -Especialização: Inteligência de Mercado (desejável)-Engenheiro/Tecnólogo: Em polímero, processos (desejável)
-Experiência profissional: *Perfil comercial com mínimo 6-8 anos com base técnica, viagens, apto a identificar necessidades e dores de clientes, experiência com processos e produtos plásticos a serem lançados e aplicados no mercado. *Experiência com técnicas de estudo de mercado, mapeamento de volumes, lead alvo com base em portfólio e aplicações de mercado e produtos substitutos;