Função
O Assessor Médico da Instituição é responsável por implementar as diretrizes do Conselho Administrativo em suas interações com os entes internos e externos; Em conformidade com as decisões do CA e de seus Comitês, deve colaborar estreitamente com o acompanhamento diário das ações da equipe administrativa, prestando apoio técnico cardiológico especializado para atingir os objetivos da missão.
O Assessor Médico Institucional atua como defensor e representante da visão técnica cardiológica junto às partes interessadas e aos parceiros internos e externos, promovendo a missão e o plano estratégico.
É uma posição que se reporta ao Diretor Executivo e trabalha em meio período, com contrato inicial de 2 anos e renovação anual a critério do CA, havendo incompatibilidade com mandato vigente em cargos eletivos na instituição.
Responsabilidades e atribuições
Fornecer suporte técnico ao Diretor Executivo, à equipe executiva e às demais gerências, colaborando com as equipes em questões relevantes e avaliando rapidamente os aspectos médicos e científicos essenciais nas diversas áreas de negócios.
Zelar pela cobertura qualificada e sistemática diante das partes interessadas externas, tais como sociedades-irmãs e outras organizações profissionais, agências regulatórias e governamentais, planos de saúde, organizações de credenciamento e licenciamento, acompanhar e dar suporte às ações do CA e de seus comitês.
Promover a interlocução ativa e apoiar a estrutura administrativa na adoção das diretrizes, declarações científicas, regimentos e documentos de políticas previamente estabelecidos, permeando todas as ações da instituição.
Apoiar a estrutura administrativa em todas as ações, incluindo eventos, cursos, certificações e comunicações, para manter padrões éticos, científicos e técnicos compatíveis com a boa prática.
Prestar suporte à estrutura administrativa, atuando como referência técnica, ética e normativa no relacionamento individualizado com os profissionais.
Manter-se atualizado sobre as oportunidades e desafios, bem como sobre os avanços na literatura científica, garantindo que a liderança esteja informada sobre mudanças relevantes na medicina cardiovascular e áreas emergentes de valor estratégico.
Participar das reuniões dos Comitês do CA, mantendo-se alinhado com a visão institucional.
Quando convidado, participar como ouvinte de reunião do CA. Quando solicitado, representar a instituição perante partes interessadas, sem poderes deliberativos além dos previamente estabelecidos.
Requisitos e qualificações
Médico líder, reconhecido profissionalmente, com comprometimento e histórico na medicina cardiovascular, sendo respeitado por sua expertise e integridade.
Possuir experiência prévia mínima de dois anos de participação ativa em sociedades médicas, incluindo engajamento em comitês, diretorias ou grupos de trabalho.
Ter habilidades sólidas de articulação institucional e científica, amplo conhecimento acerca da legislação médica, ética e regulamentações sanitárias.
Possuir experiência em trabalho colaborativo e excelente habilidade na resolução de conflitos, capaz de seguir rigorosamente os objetivos e princípios estabelecidos.
Possuir compreensão das tendências e questões atuais que impactam a prática clínica, incluindo aquelas relacionadas à remuneração médica, ao uso de ferramentas eletrônicas e às mídias sociais.
Possuir uma visão do futuro da medicina cardiovascular, abrangendo perspectivas para a educação, a adoção de tecnologias e a prestação de cuidados clínicos.