Funções e Responsabilidades:
* Acompanhar movimentações financeiras dos clientes.
* Realizar análise das movimentações financeiras alertadas pelo sistema de monitoramento de alta complexidade e os casos sinalizados pelas áreas ou pelos colaboradores com suspeita de lavagem de dinheiro (chamados), para identificar operações não usuais que apresentem indícios/suspeitas de lavagem de dinheiro.
* Elaborar os dossiês dos casos suspeitos de lavagem de dinheiro.
* Apresentar os casos ao Comitê de PLD, com sugestões de reporte ao Coaf.
* Elaborar a ata com a deliberação do Comitê de PLD.
* Comunicar as movimentações suspeitas ao Coaf em 24 horas após a validação pelo Comitê de PLD.
* Acompanhar a Ferramenta de Prevenção a lavagem de dinheiro, indicando falhas, erros, homologando implementação no sistema.
* Avaliar periodicamente a aderência dos alertas, as transações realizadas pelo cliente, propondo melhorias sempre que necessário.
Treinamento de PLD
* Desenvolver e atualizar Treinamento em Prevenção e Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo, considerando as diferenças que devem ser aplicadas, conforme a criticidade dos cargos.
Gestão de Processos para Prevenção a Lavagem de Dinheiro
* Verificar periodicamente se os processos utilizados na empresa, para prevenção a lavagem de dinheiro estão adequados aos requisitos legais e ao negócio.
* Monitorar a entrada de novos produtos, com viés de prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
* Elaborar e monitorar Indicadores de PLD.
* Elaborar e submeter à aprovação do gestor, os indicadores de PLD e efetuar o acompanhamento dos mesmos, bem como sugerir planos de ação para mitigação de riscos.