A área de Cobrança e Recuperação de Ativos é responsável por coordenar a atuação das assessorias de cobrança parceiras, acompanhar indicadores de desempenho, propor estratégias de recuperação, analisar dados financeiros e contábeis, além de assegurar a conformidade com normas internas e regulamentações do Sistema Sicoob e do Banco Central. Com foco em resultados sustentáveis e na experiência do cooperado, a equipe atua de forma colaborativa com as cooperativas singulares e centrais, oferecendo suporte técnico, relatórios de performance, análises de risco e soluções integradas de cobrança judicial e extrajudicial. O time é composto por profissionais com perfil analítico, visão financeira e forte senso de parceria, comprometidos com a busca por eficiência operacional e pelo fortalecimento do resultado sistêmico das cooperativas. Atividades: Controlar o faturamento do CSC de Cobrança, garantindo a correta apuração, emissão e registro das receitas e despesas vinculadas às atividades de cobrança; Gerir o orçamento da área, acompanhando a execução financeira, analisando desvios e propondo ajustes para otimização dos recursos; Elaborar e atualizar os modelos de precificação dos serviços e contratos de cobrança, assegurando alinhamento às diretrizes financeiras e institucionais do Sicoob; Coordenar os processos de ressarcimento e reembolso das assessorias de cobrança, garantindo conformidade com normas internas e prazos estabelecidos; Apoiar o fechamento contábil e financeiro mensal, validando lançamentos relacionados à recuperação de crédito, provisões e reversões; Acompanhar e analisar indicadores financeiros e operacionais da cobrança (aging, recuperação, fluxo de caixa, custo por recuperação etc.); Assegurar a conciliação contábil e bancária dos valores recuperados, identificando e tratando divergências. Participar dos processos de auditoria interna e externa, fornecendo informações e evidências contábeis e financeiras. Elaborar relatórios gerenciais e dashboards financeiros, apoiando a tomada de decisão estratégica da gerência e da diretoria. Promover integração com as áreas de Contabilidade, Controladoria, Jurídico e Assessoria de Cobrança, buscando aprimorar controles, processos e eficiência operacional. Requisitos: Requisitos Obrigatórios: Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Administração, Economia ou áreas correlatas; Conhecimento avançado em Contabilidade aplicada a operações de crédito e cobrança e conciliação bancária e contábil; Conhecimento avançado em elaboração e controle orçamentário, precificação e análise de custos; Conhecimento avançado no Excel. Requisitos Desejáveis: Conhecimento em ferramentas de BI; Conhecimento em ERP e sistemas de cobrança. Centro Cooperativo Sicoob - CCS Benefícios: Auxílio-Creche/ Babá, Bolsa de Estudos para Graduação e Pós-Graduação, Cesta Natalina, Day off - fim de ano, Licença maternidade estendida, Licença paternidade estendida, Participação nos Resultados (anual), Plano de Saúde, Plano Odontológico, Previdência Privada Multipatrocinada, Programa de Desenvolvimento de Soft e Hard Skills, Programa de Mobilidade Interna - Match Oportunidades Internas, Programa Viver Bem, Seguro de Vida, Universidade Corporativa Sicoob, Vale-alimentação, Vale-refeição, Vale-transporte (opcional), Wellhub