**Background**
**Diversity, Equity and Inclusion are core principles at UNDP: we value diversity as an expression of the multiplicity of nations and cultures where we operate, we foster inclusion as a way of ensuring all personnel are empowered to contribute to our mission, and we ensure equity and fairness in all our actions.
Taking a 'leave no one behind' approach to our diversity efforts means increasing representation of underserved populations.
People who identify as belonging to marginalized or excluded populations are strongly encouraged to apply.
Learn more about working at UNDP including our values and**inspiring stories.
**
O projeto de Fortalecimento da inovação e efetividade na atuação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) visa promover a inovação, a efetividade e a transformação digital do Poder Judiciário em nível estadual.
A iniciativa foi firmada em 2023, fruto de um acordo de cooperação entre o TJBA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).
As ações empreendidas têm por objetivo desenvolver estudos, métodos e instrumentos que potencializem o controle e a transparência administrativa e processual, bem como a implantação e sustentação de capacidades técnicas, conceituais e operativas voltadas ao aperfeiçoamento da atuação do TJBA.
A iniciativa dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 da ONU, atuando para tornar os serviços oferecidos pela Justiça Estadual da Bahia mais eficientes, amplos e acessíveis à população, bem como otimizando a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do Sistema de Justiça Estadual.
**Deveres e responsabilidades**
O(a) Associado(a) - Desenvolvedor(a) Python será responsável, sob supervisão do Analista de Coordenação, pelo desenvolvimento dos artefatos integrantes das soluções previstas no âmbito do Projeto BRA/23/014 - "Fortalecimento da inovação e efetividade na atuação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA)".
O(a) profissional selecionado(a) atuará em estreita articulação com os pontos focais do TJBA e do PNUD, codificando os artefatos necessários ao atendimento dos requisitos funcionais e não funcionais da solução, empregando processo de desenvolvimento, arquitetura de software, padrões de projeto, linguagens de programação e ferramentas previamente definidas.
Para o alcance desse objetivo, estão previstas as seguintes atividades indicativas:
- Modelar requisitos e artefatos utilizando diagramas da UML, bem como elaborar textos, relatórios, ofícios e outros documentos necessários ao desenvolvimento de artefatos de software ou à realização de outras atividades do projeto;
- Desenvolver artefatos de software necessários ao atendimento dos requisitos funcionais e não funcionais das soluções cujas entregas estão previstas no Projeto BRA/23/014, empregando a linguagem de programação Python, bem como bibliotecas e frameworks compatíveis, no desenvolvimento de artefatos;
- Subsidiar o Analista de Coordenação e demais integrantes do time nas ações de planejamento e implementação do projeto, contribuindo para a definição e priorização do backlog do produto, do cronograma de projeto, dos backlogs de sprints e na realização de cerimônias e outros artefatos que venham a ser necessários;
- Subsidiar os Arquitetos de Software e outros profissionais na definição de arquiteturas e de tecnologias a serem empregadas.
- Atuar nas atividades de implantação, monitoramento da execução e suporte técnico e das soluções desenvolvidas bem como aplicar conhecimentos, informações e melhores práticas em acordo com as metodologias estabelecidas pelo TJBA e o PNUD;
- Apoiar o desenvolvimento de soluções estruturantes dos produtos previstos no âmbito do Projeto BRA/23/014 e auxiliar no desenvolvimento de soluções técnicas para suportar outros serviços a serem desenvolvidos no contexto do projeto;
O titular desempenhará outras funções dentro do seu perfil funcional que considere necessárias ao bom funcionamento do programa.
**Arranjo Institucional**
O contratado será supervisionado pelo Analista de Coordenação do PNUD.
**Competências**
Alcançar resultados:
NÍVEL 1: Planeja e monitora o próprio trabalho, presta atenção aos detalhes, entrega um trabalho de qualidade dentro do prazo
Pensamento inovador:
NÍVEL 1: Aberto a ideias criativas/riscos conhecidos, solucionador de problemas pragmático, faz melhorias
Aprendizagem contínua:
NÍVEL 1: Mente aberta e curiosa, compartilha conhecimento, aprende com os erros, pede feedback
Adaptar com agilidade:
NÍVEL 1: Adapta-se à mudança, lida de forma construtiva com a ambiguidade/incerteza, é flexível
Atuar com determinação:
NÍVEL 1: Mostra impulso e motivação, capaz de agir com calma diante da adversidade, confiante
Engajar-se e ser parceiro(a):
NÍVEL 1: Demonstra compaixão/compreensão para com os outros, forma relacionamentos positivos
Promover Diversidade e Inclusão:
NÍVEL 1: Apreciar/respeitar as diferenças, ciente do viés inconscien