Descrição da Vaga
O candidato selecionado será responsável por verificar o cumprimento das normas de segurança do trabalho e exigências legais por meio de registros em relatórios técnicos de segurança do trabalho.
Ele também realizará acompanhamento presencial nas áreas de atuação, orientando e capacitando as pessoas sobre operações corretas e buscando reduzir riscos de acidentes.
Além disso, participará e contribuirá com análises técnicas de investigações de acidentes de trabalho, incluindo análise da árvore de falhas, verificando condições estruturais e fatores humanos envolvidos.
Desempenhará a monitoração da utilização de equipamentos de proteção individual por colaboradores e prestadores de serviços.
Realizará e registrar o Diálogo Semanal de Segurança (DSS) para sensibilizar os colaboradores sobre boas práticas de segurança e saúde ocupacional.
Comunicará aos gestores os resultados das inspeções de segurança, elaborará planos de ação e acompanhará melhorias.
Observará comportamentos dos colaboradores e prestadores durante as atividades, por meio de visitas técnicas e checklists.
Fará rotas de segurança nas áreas, utilizando a metodologia do Índice de Práticas Seguras (IPS), e registrar desvios comportamentais.
Proporá normas e dispositivos de segurança, sugerindo modificações em equipamentos e instalações para prevenir acidentes.
Intermediará atendimentos junto aos serviços médico e social da instituição para facilitar o atendimento a acidentados.
Solicitará e publicará materiais sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos para promover hábitos de prevenção de acidentes.