Descrição do Cargo
O profissional de segurança do trabalho é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores em uma empresa.
Responsabilidades
1. Informar o gerente sobre os riscos no ambiente de trabalho e orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização.
2. Liderar a equipe de segurança (SESMT).
3. Analisar os métodos e processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
4. Implementar procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados.
5. Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras e treinamentos para divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho.
6. Encaminhar normas, regulamentos e documentação aos setores competentes.
7. Gerenciar equipamentos de proteção contra incêndio.
8. Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico.
9. Apoiar a elaboração de laudos técnicos.
10. Gerenciar a CIPAA e SIPAT.
11. Gerenciar a entrega dos EPIS.
12. Acompanhar a investigação de acidentes de trabalho e trânsito.
13. Acompanhar perícias e processos trabalhistas.
14. Desempenhar atividades de segurança do trabalho, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas.
15. Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas ao gerenciamento e controle de riscos.
16. Analisar riscos, acidentes e falhas, propondo medidas preventivas e corretivas.
17. Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras.
Habilidades e Qualificações
* Possuir registro no CREA.
* Conhecimento em NRs, elaboração de laudos e acompanhamento dos processos.
* Conhecimento em pacote Office.
* Habilitação válida - CNH B.
* Ensino Superior em Engenharia e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.