O cargo de Supervisor é uma posição híbrida fundamental. Ele é, ao mesmo tempo, a maior referência técnica em campo e o primeiro nível de gestão da equipe de execução.
O supervisor não executa o tempo todo, mas precisa saber mais do que a equipe que ele supervisiona, para poder orientar, treinar e validar o serviço.
* Leitura e Interpretação de Projetos:Habilidade crítica para ler e traduzir diagramas elétricos (unifilares, trifilares, funcionais), layouts de equipamentos, plantas de eletrodutos e esquemas de comandos para a equipe.
* Diagnóstico de Falhas (Troubleshooting):Capacidade analítica apurada para identificar a causa raiz de problemas elétricos (curtos-circuitos, falhas de comando, desarme de disjuntores) de forma rápida e segura.
* Conhecimento de Equipamentos:Entendimento profundo de instalação, parametrização e manutenção de motores, transformadores, inversores de frequência, softstarters, painéis (QGBTs, CCMs) e sistemas de iluminação.
* Conhecimento de Instalações: Domínio prático de técnicas de montagem de eletrodutos, perfilados, lançamento e conexão de cabos de força e comando.
* Conhecimento em Automação (Básico/Intermediário): Entender a lógica de comandos elétricos (relés, contatores) e, cada vez mais, ter noções de funcionamento de CLPs (Controladores Lógico Programáveis) e redes industriais.
* Conhecimento em Média Tensão: É necessário conhecimento em manobras, testes de isolação (megôhmetro) e manutenção de disjuntores e cubículos de média tensão.