Engenheiro de Manutenção Industrial
O candidato deve ter ensino médio técnico completo em Mecatrônica, Eletroeletrônica, Eletromecânica ou Automação.
Curso de NR10, NR12, NR13 e NR35.
Desejável vivência na área de manutenção.
Funções do Cargo
1. Executar manutenções corretivas e preventivas em equipamentos eletromecânicos de utilidades, tais como motores, geradores, transformadores, sistemas de controle, entre outros.
2. Inspecionar periodicamente e operar o sistema de utilidades da empresa abrangendo equipamento de ETE, compressores de ar, vasos de pressão, tubulações, gerador elétrico, cubículos de média tensão 13,8 Kv e subestação 69 Kv, a fim de identificar e corrigir potenciais problemas antes que causem falhas operacionais.
3. Atuar na elaboração de desenhos técnicos de acordo com normas vigentes, visando conserto ou confecção de novas peças.
4. Interpretar esquemas e conduzir a montagem de máquinas, equipamentos e instalações, garantido o bom funcionamento destes dentro da operação.
5. Realizar análise de falhas para identificar causa raiz de defeitos em máquinas, equipamentos e instalações, listar peças danificadas e especificar componentes para reposição, utilizando ferramentas e técnicas apropriadas afim mitigar problemas futuros.
6. Substituir componentes danificados e testar funcionamento do equipamento após o conserto.
7. Identificar oportunidades de melhoria nos processos de utilidades, visando aumentar a eficiência e a confiabilidade dos equipamentos.
8. Inserir atividades de abertura e fechamento de Ordem de Manutenção e Ordem de Serviço no sistema SAP para controle das demandas e cumprimento do indicador (HH).
9. Realizar a manutenção corretiva e preventiva do sistema elétrico de potência.
10. Realizar a manutenção e operação de equipamentos relativos à hidráulica (válvulas, tubulações, caixa d água, bombas, motores).
11. Analisar e interpretar desenhos técnicos e esquemáticos para identificação de falhas e/ou especificações para a área de compras, quando houver necessidade de aquisição de máquinas/equipamentos e acessórios.
12. Atender às metas de produtividade operacional exigidas pela área, realizando as intervenções necessárias, a fim de cumprir às entregas dos clientes internos.
13. Dar suporte ao time de refrigeração, quando ocorrerem problemas relacionados à climatização.
14. Verificar regularmente válvulas mecânicas, válvulas pneumáticas e instrumentos de medição, manômetros, vacuômetros, visando garantir o perfeito funcionamento destes.
15. Operar compressores e controlar o sistema de resfriamento, como chillers e skid de bombas, para manter a temperatura adequada em máquinas, equipamentos e tubulações.
16. Realizar a limpeza das áreas de utilidades (casa de bombas, área de compressores, sala de controle subestação 69kv, entre outros).
17. Transportar máquinas e equipamentos de facilities e utilidades quando necessário, por meio da empilhadeira.
18. Fazer reparos com soldagem em estruturas e/ou equipamentos de utilidades (doca, prensa, entre outros) e facilities (corrimão, porta, entre outros), visando o bom funcionamento destes.
19. Priorizar a segurança individual e coletiva durante a operação, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) e seguindo procedimentos específicos adquiridos em treinamentos.