Coordenador de Inspetoria
Responsabilidade e Atribuições
1 - Fortalecer a cultura de riscos, integridade e conformidade, promovendo o entendimento e a prática dos gerenciamentos de riscos em todos os níveis da cooperativa, fortalecendo o ambiente de controles internos. Atuar como guardião dos princípios e conduta ética apoiando decisões alinhadas aos valores da cooperativa e do Sistema.
2 - Supervisionar os níveis de riscos estabelecidos e recomendar melhorias no processo de gestão, assegurando a efetividade dos controles e contribuindo para decisões estratégicas. Planejar, coordenar e supervisionar atividades de avaliação de controles, assegurando aderência a políticas internas, normativos do Sistema e exigências regulatórias.
3 - Atuar como elo estratégico entre áreas internas, auditorias, órgãos reguladores e estruturas sistêmicas, garantindo governança, alinhamento e transparência.
4 - Apoiar e capacitar as linhas de defesa, promovendo autonomia, senso crítico e responsabilidade na gestão de riscos. Apoiar e desenvolver as áreas na identificação, avaliação e mitigação de riscos, fortalecendo o modelo de três linhas e fornecendo inteligência em riscos corporativos.
5 - Aprimorar o ambiente de controles internos: Avaliar a efetividade dos controles estabelecidos e propor melhorias contínuas nos processos, procedimentos e/ou políticas internas, bem como, implementar monitoramentos contínuos alinhados aos objetivos estratégicos definidos.
Requisitos e qualificações
* Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
* Especialização/MBA concluído;
* Conhecimento profundo do modelo de negócio;
* Ter atuado como gestor de pessoas e/ou cargo de liderança;
* Capacidade de trabalhar de forma independente, gerenciar prazos e prioridades, e lidar com múltiplas tarefas simultaneamente;
* Habilidades em análise de dados;
* Habilidades analíticas e capacidade de identificar riscos, problemas, oportunidades de melhorias e propor soluções;
* Disponibilidade para viagens;
* Mobilidade;
Será um diferencial
* Certificação CIA;
* Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS;
* Conhecimento em ferramentas de BI (Power BI, SASVA).
Habilidades Comportamentais Essenciais:
* Liderança e Comunicação: capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, adaptando a linguagem ao público. Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
* Proatividade: Capacidade de antecipar problemas, tomar iniciativa e agir de forma autônoma, buscando ajuda quando necessário e comprometendo-se com os objetivos comuns;
* Sede de aprendizado: disposição para aprender continuamente e buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
* Relacionamento interpessoal: Capacidade de se relacionar bem com os outros, ser colaborativo, adaptável, resiliente, íntegro e ter uma mente aberta para o crescimento;
* Criticidade: capacidade de analisar e avaliar de forma crítica as informações, processos e procedimentos, visando identificar inconsistências ou irregularidades e propor soluções e melhorias;
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Coordenador de Controles Internos
Responsabilidade e Atribuições
1 - Fortalecer a cultura de riscos, integridade e conformidade, promovendo o entendimento e a prática dos gerenciamentos de riscos em todos os níveis da cooperativa, fortalecendo o ambiente de controles internos. Atuar como guardião dos princípios e conduta ética apoiando decisões alinhadas aos valores da cooperativa e do Sistema.
2 - Supervisionar os níveis de riscos estabelecidos e recomendar melhorias no processo de gestão, assegurando a efetividade dos controles e contribuindo para decisões estratégicas. Planejar, coordenar e supervisionar atividades de avaliação de controles, assegurando aderência a políticas internas, normativos do Sistema e exigências regulatórias.
3 - Atuar como elo estratégico entre áreas internas, auditorias, órgãos reguladores e estruturas sistêmicas, garantindo governança, alinhamento e transparência.
4 - Apoiar e capacitar as linhas de defesa, promovendo autonomia, senso crítico e responsabilidade na gestão de riscos. Apoiar e desenvolver as áreas na identificação, avaliação e mitigação de riscos, fortalecendo o modelo de três linhas e fornecendo inteligência em riscos corporativos.
5 - Aprimorar o ambiente de controles internos: Avaliar a efetividade dos controles estabelecidos e propor melhorias contínuas nos processos, procedimentos e/ou políticas internas, bem como, implementar monitoramentos contínuos alinhados aos objetivos estratégicos definidos.
Requisitos e qualificações
* Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas;
* Especialização/MBA concluído;
* Conhecimento profundo do modelo de negócio;
* Ter atuado como gestor de pessoas e/ou cargo de liderança;
* Gostar de compartilhar conhecimento e experiências;
* Disponibilidade para viagens;
* Mobilidade;
Será um diferencial
* Conhecimentos sobre frameworks de gestão de riscos (ISO31000, COSO, CICS).
* Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades Comportamentais Essenciais:
* Liderança e Comunicação: capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, adaptando a linguagem ao público. Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
* Proatividade: Capacidade de antecipar problemas, tomar iniciativa e agir de forma autônoma, buscando ajuda quando necessário e comprometendo-se com os objetivos comuns;
* Sede de aprendizado: disposição para aprender continuamente e buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
* Relacionamento interpessoal: Capacidade de se relacionar bem com os outros, ser colaborativo, adaptável, resiliente, íntegro e ter uma mente aberta para o crescimento;
* Criticidade: capacidade de analisar e avaliar de forma crítica as informações, processos e procedimentos, visando identificar inconsistências ou irregularidades e propor soluções e melhorias;
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Analista de Controles Internos
Responsabilidade e Atribuições
* Contribuir e apoiar no processo de disseminação da Cultura de Gerenciamento de Riscos e Controles
* Identificar e recomendar melhorias no processo de gerenciamento de riscos, contribuindo para que os níveis de riscos residuais estejam aderentes ao apetite a riscos do Sicredi;
* Auxiliar na avaliação dos planos de riscos e controles, recomendando melhorias nos procedimentos de controles e fornecendo novas perspectivas sob soluções existentes;
* Contribuir com a implementação do processo estruturado que monitora e apoia a realização de negócios sustentáveis;
* Realizar o atendimento de demandas de Auditoria Interna, Auditoria Externa e Órgãos Reguladores
* Apoiar as áreas de negócios e suporte na construção e divulgação dos normativos internos.
* Apoiar no processo de capacitação e em programas de desenvolvimento profissional aos colaboradores
* Implementar mecanismos de monitoramentos contínuos e reporte para que se promovam ações de melhorias;
* Analisar os indícios de lavagem de dinheiro e disseminar ações educativas que visam a prevenção e o combate a ilicitudes, contribuindo no processo de capacitação dos colaboradores.
Requisitos e qualificações
* Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
* Atuar na resolução de problemas, fornecendo novas perspectivas de soluções existentes;
* Gerar informações e conhecimento utilizando-se de dados com o objetivo de zelar e agregar valor ao nosso negócio;
* Ser apaixonado pela automatização de trabalhos repetitivos;
* Ter conhecimento básico ou em estágio inicial sobre as regras de negócios e em regulamentações e compliance no setor financeiro
* Gostar de compartilhar conhecimentos e experiências
Será um diferencial
* Especialização/MBA em andamento ou concluído
* Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades desejáveis
* Comunicação clara e objetiva, adaptando a linguagem ao público;
* Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
* Resolução de problemas;
* Senso de urgência;
* Responder rapidamente a riscos identificados ou não conformidades;
* Contribuir para a tomada de decisões ágeis em situações que exigem correções imediatas;
* Demonstrar comprometimento com prazos e com a entrega de resultados consistentes;
* Raciocínio lógico, capacidade analítica e criatividade para encontrar e propor soluções proativas;
* Resiliência, flexibilidade e agilidade;
* Habilidade de trabalhar e colaborar efetivamente com diferentes equipes e stakeholders.
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Assistente de Controles Internos
Papéis e Responsabilidades
* Contribuir e apoiar no processo de disseminação da Cultura de Gerenciamento de Riscos e Controles
* Identificar e recomendar melhorias no processo de gerenciamento de riscos, contribuindo para que os níveis de riscos residuais estejam aderentes ao apetite a riscos do Sicredi;
* Auxiliar na avaliação dos planos de riscos e controles, recomendando melhorias nos procedimentos de controles e fornecendo novas perspectivas sob soluções existentes;
* Contribuir com a implementação do processo estruturado que monitora e apoia a realização de negócios sustentáveis;
* Realizar o atendimento de demandas de Auditoria Interna, Auditoria Externa e Órgãos Reguladores
* Apoiar as áreas de negócios e suporte na construção e divulgação dos normativos internos.
* Apoiar no processo de capacitação e em programas de desenvolvimento profissional aos colaboradores
* Implementar mecanismos de monitoramentos contínuos e reporte para que se promovam ações de melhorias;
* Analisar os indícios de lavagem de dinheiro e disseminar ações educativas que visam a prevenção e o combate a ilicitudes, contribuindo no processo de capacitação dos colaboradores.
Requisitos e qualificações
* Ensino superior em andamento em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
* Habilidades em análise de dados;
* Habilidades analíticas e capacidade de identificar riscos, problemas, oportunidades de melhorias e propor soluções;
* Atuar na resolução de problemas, fornecendo novas perspectivas de soluções existentes;
* Gostar de compartilhar conhecimentos e experiências
* Mobilidade.
Será um diferencial
* Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades desejáveis
* Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
* Resolução de problemas;
* Senso de urgência;
* Responder rapidamente a riscos identificados ou não conformidades;
* Contribuir para a tomada de decisões ágeis em situações que exigem correções imediatas;
* Demonstrar comprometimento com prazos e com a entrega de resultados consistentes.
* Raciocínio lógico, capacidade analítica e criatividade para encontrar e propor soluções proativas;
* Resiliência, flexibilidade e agilidade;
Há mais de 120 anos, nos reinventamos a cada dia e nos desafiamos em tudo o que fazemos, sendo impulsionados pelo trabalho de cada uma das nossas pessoas colaboradoras.
Nosso propósito é construir uma sociedade mais próspera ao lado dos mais de 45 mil talentos que também acreditam nessa transformação. Evoluímos constantemente e mantemos a essência do cooperativismo para superar as barreiras, conquistar novos horizontes e desenvolver a sociedade com maior inclusão, diversidade e equidade.
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