Área e especialização profissional: Engenharia - Engenharia de Segurança do TrabalhoNível hierárquico: CoordenadorLocal de trabalho: Ponte Alta do Tocantins, TORegime de contratação de tipo Efetivo – CLTJornada Período IntegralExperiências nas obras de construção de linha de transmissão de alta tensão.Analisar processos, instalações e equipamentos para identificar potenciais perigos e riscos à segurança dos trabalhadores, como riscos físicos (ruído, vibração, temperatura), químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Desenvolver e implementar programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, incluindo treinamentos, inspeções, auditorias, e campanhas de conscientização.
Emitir relatórios, laudos, pareceres técnicos e outros documentos técnicos relacionados à segurança do trabalho, como mapas de risco e planos de emergência.
Supervisionar e orientar tecnicamente os serviços de segurança do trabalho, garantindo o cumprimento das normas e regulamentos de segurança.
Investigar acidentes e incidentes de trabalho para determinar as causas e propor medidas para evitar que se repitam.
Assessoria técnica:Fornecer assessoria técnica às áreas da empresa em assuntos relacionados à segurança do trabalho, como seleção de equipamentos de proteção individual (EPIs), projetos de instalações e equipamentos.
Acompanhar e garantir o cumprimento da legislação trabalhista, das normas regulamentadoras (NRs) e das normas técnicas relacionadas à segurança do trabalho.
Participar do controle de riscos ambientais e ocupacionais, como emissão de efluentes, tratamento de resíduos e controle de ruídos.
Projetar e implantar sistemas de segurança, como sistemas de detecção e combate a incêndio, sistemas de ventilação e sistemas de proteção contra quedas.
Realizar análises de risco em processos ou atividades específicas para identificar e avaliar os perigos envolvidos e propor medidas de controle de riscos.
Elaborar planos de emergência e catástrofes para garantir a segurança em situações de risco.
Participar de perícias e fiscalizações realizadas por órgãos competentes, emitindo laudos periciais e propondo soluções para os problemas identificados.
Desenvolver e ministrar treinamentos para os trabalhadores sobre segurança do trabalho, uso correto de EPIs e procedimentos de emergência.
Divulgar as informações sobre segurança do trabalho para os trabalhadores e seus representantes, garantindo que todos estejam cientes dos riscos e das medidas preventivas.