Empreendedorismo: A Chave para o Farmacêutico
A atual situação mundial, marcada pela pandemia do coronavírus (Covid-19), pode parecer um obstáculo para empreendedores de todo o país. No entanto, para farmacêuticos, essa é uma oportunidade única de promover ideias e conhecimento.
O professor mestre em farmacologia, Jeorgio Leão, compartilhou dicas valiosas para esses profissionais, que são fundamentais na assistência à saúde da população. Em transmissão no Instagram do professor Mário Rezende, mestre em ciências farmacêuticas, Leão explicou que o empreendedorismo vai além da ideia de abrir uma empresa.
Para Leão, o empreendedorismo está relacionado a movimento e comportamento. Ele ressalta que todo profissional pode ser um empreendedor, contudo, destacou algumas características na personalidade que fazem diferença nesse ramo.
'O empreendedor nato está em constante aprendizado. Essa é uma característica vital de um empreendedor, ele quer sempre aprender', pontua. Leão complementa que 'todo ser humano é convidado a empreender, a diferença está no tempo que cada pessoa se descobre como empreendedora.'
No contexto do trabalho de farmácias, o professor orienta que os profissionais precisam transformar suas unidades em centros de saúde. 'As pessoas vão sempre otimizar suas saídas de casa, então elas querem encontrar em apenas um local muitas coisas.' Nesse sentido, Leão destaca a importância de entender a rotatividade dos produtos vendidos nos balcões das farmácias.
Ele ressalta que os medicamentos permanecem atrás do balcão, enquanto as gôndolas e estantes devem estar equipadas com produtos de venda livre. 'Do balcão para frente eu preciso entender que é necessário fazer aqueles produtos terem rotatividade.'
],