A Diretoria do CSVP torna pública a abertura de inscrições e a realização do Processo Seletivo de docentes para atuação na Educação Infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em sua sede, no Cosme Velho, por meio de prova objetiva, prática e avaliação de currículo, a ser realizado no período que se estende pelos meses de outubro e novembro.
Processo seletivo simplificado
Destina-se à formação de cadastro de candidatos para ministrar aulas presenciais aos estudantes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do CSVP, para o ano letivo de 2026.
Requisitos:
Habilitação
Para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os portadores de diploma de:
a) Curso Normal Superior;
b) Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
c) Habilitação Específica para o Magistério e Diploma do Curso Normal de Nível Médio;
d) Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, os portadores de diploma de Licenciatura Plena em um dos componentes curriculares da BNCC.
No caso específico do componente curricular de Educação Física, a abertura de contrato está vinculada somente aos habilitados e à apresentação do registro no Conselho Regional de Educação Física - CREF.
Qualificação
Para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio:
a) portadores de diploma de licenciatura plena, independentemente da existência de 160 (cento e sessenta) horas de estudos na disciplina a ser atribuída, desde que esta seja da mesma área do conhecimento;
b) portadores de diploma de Licenciatura Curta, na área de formação acadêmica ou disciplina a ser atribuída;
c) estudantes de Licenciatura Plena, desde que apresente 160 (cento e sessenta) horas de estudos da disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
d) portadores de diploma de Bacharel ou de Tecnólogo de nível superior, desde que apresente 160 (cento e sessenta) horas de estudos, na área de conhecimento ou disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;
e) estudantes de Bacharelado ou de Tecnologia de nível superior, desde que apresente 160 (cento e sessenta) horas de estudos na área de conhecimento ou disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso.
Inclusão e igualdade de oportunidades
Com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, o presente processo dará especial atenção para candidatos que integrem grupos historicamente marginalizados (por exemplo: pessoas com deficiência – PcD −, indígenas, mulheres, negros, pessoas incluídas no acrônimo LGBTQIAPN+, idosos.