**Resumo do Cargo**:
O Gerente Operacional de Logística é responsável pela coordenação e supervisão das operações logísticas nos departamentos de Marítimo, Aéreo e Rodoviário. Este cargo envolve a manutenção de cadastros, coordenação de embarques, elaboração de mapas de processos, avaliação de riscos e liderança de equipe. O profissional deve garantir a qualidade das informações operacionais e desenvolver estratégias para a melhoria contínua do departamento.
Também, visão tática de seu departamento, considerando o foco em garantir uma excelente experiência ao cliente e ao agente de carga com os serviços da empresa, melhorias operacionais que otimizem os processos, desenvolvimento técnico do time, relacionamento com fornecedores e clientes, atuação preditiva para evitar riscos (insatisfações, não conformidades, riscos financeiros etc.) e capacidade para atuar em problemas complexos que estão além da alçada ou capacidade do time operacional.
**Requisitos**:
- Graduação completa em Relações Internacionais, Engenharias, Administração, Logística ou áreas afins.
- Inglês e espanhol fluentes.
- Habilidade para analisar dados e tomar decisões baseadas em informações precisas.
- Alto grau de comprometimento com as responsabilidades do cargo.
- Proatividade e capacidade de tomar iniciativa.
- Excelentes habilidades de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
- Capacidade de gerenciar o estresse e trabalhar sob pressão.
- Forte habilidade de liderança e capacidade de antecipar problemas.
**Responsabilidades**:
- Manter os cadastros de fornecedores, clientes e parceiros sempre atualizados.
- Coordenar a criação e a manutenção dos mapas de processos da área.
- Supervisionar todo o processo de embarque, incluindo a emissão de reservas, documentos e faturas.
- Levantar e apresentar consistentemente os indicadores de desempenho do departamento.
- Elaborar e gerenciar planilhas de não conformidade e implementar melhorias.
- Assegurar a precisão e a qualidade das informações nos sistemas operacionais.
- Monitorar e cobrar da equipe as pendências de pagamento e recebimento lançadas no sistema operacional.
- Manter atualizada a planilha de demérito da área.
- Definir e implementar estratégias para o desenvolvimento e o bom andamento do departamento.
- Identificar, avaliar e mitigar os riscos cotidianos relacionados a fornecedores, clientes e parceiros.
- Diagnosticar e resolver problemas operacionais do departamento.
- Controlar e delegar as atividades de embarque entre a equipe.
- Acompanhar a operação e o tempo de resposta da equipe.
- Motivar a equipe e assegurar o foco na entrega de resultados.
- Desenvolver técnicamente a equipe e monitorar sua performance.
- Gerenciar conflitos e facilitar a comunicação interna e externa para atender às necessidades da organização.