**Descrição da Vaga**:
1. MERCADO > Apoiar P&D com visao externa sobre mudancas no setor, comportamento do mercado e direcionamentos estrategicos.
Realizar mapeamento de tamanho de mercado, categorias relevantes e tendencias.
Identificar pontos de atencao para novos lancamentos (tecnologia, legislacoes, etc).
Fornecer dados ao P&D sobre velocidade de inovacao e oportunidades em segmentos inexplorados.
Construir relatorios de monitoramento continuo com foco em novos comportamentos e dados externos.
Construir shopping de preco: Atualizacao mensal da pesquisa e comparativo, junto a equipe comercial/promotores de vendas
2. CONCORRENTES > Gerar inteligencia palpavel para guiar o desenvolvimento de produtos e precificacao, evitando decisoes sem dados ou nao coerentes.
Construir comparativo detalhado de portfolio, precos e argumentos de venda dos concorrentes.
Identificar curva A dos concorrentes e analisar sua precificacao, posicionamento e canais.
Avaliar diferenciais percebidos, pontos fortes/fracos e ameacas competitivas.
Gerar materiais que auxiliem o marketing e o comercial na construcao de vantagens competitivas.
Apoiar a importacao com a identificacao de fornecedores atraves de anpalises de importacao, a fim de obtermos melhores negociacoes Apoio com pesquisas para desenvolvimento de produto
3. CONSUMIDOR >> Permitir que marketing e produto entreguem solucoes mais conectadas com o desejo real dos clientes.
Fornecer dados de comportamento de compra por canal, perfil e jornada do consumidor.
Apoiar o marketing na definicao de mensagens mais aderentes.
Identificar dores do cliente em relacao a preco, uso e comunicacao dos produtos.
Mapear fatores decisivos de compra e gerar insights para o time de comunicacao.
4. RESULTADOS >> Suporte direto a gestao de portfolio, posicionamento de preco e foco nas oportunidades mais rentaveis.
Acompanhar o desempenho dos produtos: vendas, rentabilidade, giro e posicionamento no mix.
Identificar nossas categorias e sua performance por canal e regiao.
Analisar precificacao e elasticidade de precos para recomendacoes de ajustes.
Avaliar composicao ideal de mix por canal (ex: matcon vs mat eletrico).
Atualizacao e monitoramento de indicadores relacionados a produto
**Requisitos Indispensáveis**:
Graduação em marketing, administração, estatistica ou áreas afins.
Experiência em marketing de produto, pesquisa de mercado e consumidor em empresas com desenvolvimento de produto.
Conhecimento em análise de mercado, precificação e gestão de ciclo de vida de produto.
Idioma Inglês/espanhol
Diferenciais não obrigatórios, mas desejáveis:
Vivência anterior com P&D ou áreas de desenvolvimento de produto.
Participação em projetos de precificação.
**Requisitos Desejáveis**:
Visão sistêmica: entende como mercado, concorrência, consumidor e resultado se conectam.
Capacidade de síntese: traduz grande volume de dados em decisões práticas.
Mentalidade de produto: foco em apoiar o ciclo completo, do desenvolvimento ao pós-lançamento.
Curiosidade: busca ativa por tendências, ameaças e oportunidades.
**Regime de Contratação**:
CLT
**PCD**:
INDIFERENTE
**Benefícios**:
Alimentação gratuita;
Assiduidade;
Compras de produto da Blumenau Iluminação com 50% de desconto;
Ginástica Laboral;
Médico na empresa;
Plano de saúde;
Plano odontológico;
PPR;
Seguro de vida;
Tele medicina;
Vale Transporte.
**Local do Trabalho**:
Blumenau - Passo Manso
**Horário de Trabalho**:
Geral - Horário Comercial
**Informações Adicionais**:
Capacidade de transformar dados brutos em insights estratégicos.
Habilidade analítica para interpretar dados de mercado e concorrência.
Conexão entre variáveis de mercado, consumidor, concorrência e resultado.
Mentalidade de como essa informação ajuda meu P&D, Marketing ou Comercial?
e capacidade de ouvir e adaptar análises a essas diferentes áreas Escrita e comunicação objetivas de relatórios e apresentações.
Flexibilidade para ajustar entregas de acordo com prioridades cruzadas.
Gerenciamento de prazos simultâneos.
Proatividade em sugerir estudos e levantar hipóteses com base em oportunidades percebidos.
Forte capacidade analítica para avaliar o desempenho dos produtos e o impacto de mudanças no portfólio.
Experiência com estratégias de precificação, ponto de equilibrio, gestão de margens e construção de comparativos de preço Conhecimento em ferramentas de pesquisa de mercado e CRM (ex: Google Trends, SEMrush, RD Station, Salesforce, mesmo que apenas para leitura).
Capacidade de leitura crítica de relatórios de institutos (Nielsen, IBGE, Euromonitor, etc.).
Capacidade de indicar o mix ideal por canal ou cliente.
Conhecimento em Excel, ferramentas de BI, pesquisa de mercado e estatística básica (percentual, variações, médias, elasticidade).
Familiaridade com conceitos de portfólio, ciclo de vida de produto, comportamento de compra.
Sensibilidade comercial e conhecimento de canais de distribuição