0717 - Missões - Supervisão de Riscos e Integridade
1 -
Fortalecer a cultura de riscos, integridade e conformidade
, promovendo o entendimento e a prática dos gerenciamentos de riscos em todos os níveis da cooperativa, fortalecendo o ambiente de controles internos.
Atuar como guardião dos princípios e conduta ética
apoiando decisões alinhadas aos valores da cooperativa e do Sistema.
2 -
Supervisionar os níveis de riscos estabelecidos e recomendar melhorias no processo de gestão
, assegurando a efetividade dos controles e contribuindo para decisões estratégicas.
Planejar, coordenar e supervisionar atividades de avaliação de controles, assegurando aderência a políticas internas, normativos do Sistema e exigências regulatórias.
3 -
Atuar como elo estratégico entre áreas internas, auditorias, órgãos reguladores e estruturas sistêmicas
, garantind o governança, alinhamento e transparência.
4 -
Apoiar e capacitar as linhas de defesa
, promovendo autonomia, senso crítico e responsabilidade na gestão de riscos.
Apoiar e desenvolver as áreas na identificação, avaliação e mitigação de riscos, fortalecendo o modelo de três linhas e fornecendo inteligência em riscos corporativos.
5 -
Aprimorar o ambiente de controles internos:
Avaliar a efetividade dos controles estabelecidos e propor melhorias contínuas nos processos, procedimentos e/ou políticas internas, bem como implementar monitoramentos contínuos alinhados aos objetivos estratégicos definidos.
Requisitos e qualificações
• Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
• Especialização/MBA concluído;
• Conhecimento profundo do modelo de negócio;
• Ter atuado como gestor de pessoas e/ou cargo de liderança;
• Capacidade de trabalhar de forma independente, gerenciar prazos e prioridades, e lidar com múltiplas tarefas simultaneamente;
• Habilidades em análise de dados;
• Habilidades analíticas e capacidade de identificar riscos, problemas, oportunidades de melhorias e propor soluções;
• Disponibilidade para viagens;
• Mobilidade;
Será um diferencial
• Certificação CIA;
• Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS;
• Conhecimento em ferramentas de BI (Power BI, SASVA).
Habilidades Comportamentais Essenciais:
•
Liderança e Comunicação:
capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, adaptando a linguagem ao público.
Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
•
Proatividade:
Capacidade de antecipar problemas, tomar iniciativa e agir de forma autônoma, buscando ajuda quando necessário e comprometendo-se com os objetivos comuns;
•
Sede de aprendizado:
disposição para aprender continuamente e buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
•
Relacionamento interpessoal:
Capacidade de se relacionar bem com os outros, ser colaborativo, adaptável, resiliente, íntegro e ter uma mente aberta para o crescimento;
•
Criticidade:
capacidade de analisar e avaliar de forma crítica as informações, processos e procedimentos, visando identificar inconsistências ou irregularidades e propor soluções e melhorias;
Responsabilidade e Atribuições
Fortalecer a cultura de riscos, integridade e conformidade
, promovendo o entendimento e a prática dos gerenciamentos de riscos em todos os níveis da cooperativa, fortalecendo o ambiente de controles internos.
Atuar como guardião dos princípios e conduta ética
apoiando decisões alinhadas aos valores da cooperativa e do Sistema.
Supervisionar os níveis de riscos estabelecidos e recomendar melhorias no processo de gestão
, assegurando a efetividade dos controles e contribuindo para decisões estratégicas.
Planejar, coordenar e supervisionar atividades de avaliação de controles, assegurando aderência a políticas internas, normativos do Sistema e exigências regulatórias.
Atuar como elo estratégico entre áreas internas, auditorias, órgãos reguladores e estruturas sistêmicas
, garantindo governança, alinhamento e transparência.
Apoiar e capacitar as linhas de defesa
, promovendo autonomia, senso crítico e responsabilidade na gestão de riscos.
Apoiar e desenvolver as áreas na identificação, avaliação e mitigação de riscos, fortalecendo o modelo de três linhas e fornecendo inteligência em riscos corporativos.
Aprimorar o ambiente de controles internos:
Avaliar a efetividade dos controles estabelecidos e propor melhorias contínuas nos processos, procedimentos e/ou políticas internas, bem como, implementar monitoramentos contínuos alinhados aos objetivos estratégicos definidos.
Requisitos e qualificações
• Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas;
• Especialização/MBA concluído;
• Conhecimento profundo do modelo de negócio;
• Ter atuado como gestor de pessoas e/ou cargo de liderança;
• Gostar de compartilhar conhecimento e experiências;
• Disponibilidade para viagens;
• Mobilidade;
Será um diferencial
• Conhecimentos sobre frameworks de gestão de riscos (ISO31000, COSO, CICS).
• Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades Comportamentais Essenciais:
•
Liderança e Comunicação:
capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva, adaptando a linguagem ao público.
Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
•
Proatividade:
Capacidade de antecipar problemas, tomar iniciativa e agir de forma autônoma, buscando ajuda quando necessário e comprometendo-se com os objetivos comuns;
•
Sede de aprendizado:
disposição para aprender continuamente e buscar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional;
•
Relacionamento interpessoal:
Capacidade de se relacionar bem com os outros, ser colaborativo, adaptável, resiliente, íntegro e ter uma mente aberta para o crescimento;
•
Criticidade:
capacidade de analisar e avaliar de forma crítica as informações, processos e procedimentos, visando identificar inconsistências ou irregularidades e propor soluções e melhorias;
Responsabilidade e Atribuições
• Contribuir e apoiar no processo de disseminação da Cultura de Gerenciamento de Riscos e Controles
• Identificar e recomendar melhorias no processo de gerenciamento de riscos, contribuindo para que os níveis de riscos residuais estejam aderentes ao apetite a riscos do Sicredi;
• Auxiliar na avaliação dos planos de riscos e controles, recomendando melhorias nos procedimentos de controles e fornecendo novas perspectivas sob soluções existentes;
• Contribuir com a implementação do processo estruturado que monitora e apoia a realização de negócios sustentáveis;
• Realizar o atendimento de demandas de Auditoria Interna, Auditoria Externa e Órgãos Reguladores
• Apoiar as áreas de negócios e suporte na construção e divulgação dos normativos internos.
• Apoiar no processo de capacitação e em programas de desenvolvimento profissional aos colaboradores
• Implementar mecanismos de monitoramentos contínuos e reporte para que se promovam ações de melhorias;
• Analisar os indícios de lavagem de dinheiro e disseminar ações educativas que visam a prevenção e o combate a ilicitudes, contribuindo no processo de capacitação dos colaboradores.
Requisitos e qualificações
• Ensino superior em andamento em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
• Habilidades em análise de dados;
• Habilidades analíticas e capacidade de identificar riscos, problemas, oportunidades de melhorias e propor soluções;
• Atuar na resolução de problemas, fornecendo novas perspectivas de soluções existentes;
• Gostar de compartilhar conhecimentos e experiências
• Mobilidade.
Será um diferencial
• Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades desejáveis
• Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
• Resolução de problemas;
• Senso de urgência;
• Responder rapidamente a riscos identificados ou não conformidades;
• Contribuir para a tomada de decisões ágeis em situações que exigem correções imediatas;
• Demonstrar comprometimento com prazos e com a entrega de resultados consistentes.
• Raciocínio lógico, capacidade analítica e criatividade para encontrar e propor soluções proativas;
• Resiliência, flexibilidade e agilidade;
• Habilidade de trabalhar e colaborar efetivamente com diferentes equipes e Stakeholders.
Papéis e Responsabilidades
• Contribuir e apoiar no processo de disseminação da Cultura de Gerenciamento de Riscos e Controles
• Identificar e recomendar melhorias no processo de gerenciamento de riscos, contribuindo para que os níveis de riscos residuais estejam aderentes ao apetite a riscos do Sicredi;
• Auxiliar na avaliação dos planos de riscos e controles, recomendando melhorias nos procedimentos de controles e fornecendo novas perspectivas sob soluções existentes;
• Contribuir com a implementação do processo estruturado que monitora e apoia a realização de negócios sustentáveis;
• Realizar o atendimento de demandas de Auditoria Interna, Auditoria Externa e Órgãos Reguladores
• Apoiar as áreas de negócios e suporte na construção e divulgação dos normativos internos.
• Apoiar no processo de capacitação e em programas de desenvolvimento profissional aos colaboradores
• Implementar mecanismos de monitoramentos contínuos e reporte para que se promovam ações de melhorias;
• Analisar os indícios de lavagem de dinheiro e disseminar ações educativas que visam a prevenção e o combate a ilicitudes, contribuindo no processo de capacitação dos colaboradores.
Requisitos e qualificações
• Ensino superior em andamento em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas
• Habilidades em análise de dados;
• Habilidades analíticas e capacidade de identificar riscos, problemas, oportunidades de melhorias e propor soluções;
• Atuar na resolução de problemas, fornecendo novas perspectivas de soluções existentes;
• Gostar de compartilhar conhecimentos e experiências
• Mobilidade.
Será um diferencial
• Conhecimento de linguagens de programação: SQL, Python, SAS
Habilidades desejáveis
• Empatia, inteligência emocional, motivação e visão estratégica;
• Resolução de problemas;
• Senso de urgência;
• Responder rapidamente a riscos identificados ou não conformidades;
• Contribuir para a tomada de decisões ágeis em situações que exigem correções imediatas;
• Demonstrar comprometimento com prazos e com a entrega de resultados consistentes.
• Raciocínio lógico, capacidade analítica e criatividade para encontrar e propor soluções proativas;
• Resiliência, flexibilidade e agilidade;
• Habilidade de trabalhar e colaborar efetivamente com diferentes equipes e Stakeholders.
Etapas do processo
Etapa 3: Avaliação de Perfil 3 Avaliação de Perfil
Etapa 5: Contratação 5 Contratação
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