Qual será o seu papel? Avaliar a viabilidade técnica de participar de uma concorrência.Entender os requisitos do cliente e garantir que estejam bem documentados, construindo validação de entendimento e dúvidas sobre escopo e serviços envolvidos.Apoiar na definição de participação ou não de cada concorrência.Participar de reuniões com clientes para compreender seus desafios e objetivos e sanear dúvidas técnicas e de escopo de serviços e soluções.Analisar os requisitos técnicos e propor soluções adequadas, montando engenharia de ofertas e serviços, quando aplicável.Definir cronogramas para a elaboração da proposta, público interno envolvido, cadências das oportunidades trabalhadas, validações conforme regras, status report do andamento das oportunidades, entre outros.Gerenciar a equipe multifuncional envolvida no processo (técnica, operacional, comercial, jurídica, etc.).Assegurar o cumprimento de prazos e requisitos de cada concorrência, fazendo engenharia reversa para cumprimento dos prazos e atendimento as normas e processos internos da empresa.Assegurar o envio e registro das propostas dentro dos prazos estabelecidos.Desenvolver a documentação técnica com escopo, arquitetura, entregáveis, metodologias, premissas.Descrever claramente os benefícios e diferenciais da solução proposta e da empresa, incluindo cases de projetos semelhantes.Trabalhar em conjunto com a equipe comercial para garantir que a proposta técnica esteja alinhada à estratégia de vendas e na estratégia para definir a estrutura de custos, esforços e margens.Participar de apresentações e demonstrações técnicas para clientes.Validar os orçamentos de esforços em horas com os times técnicos da empresa, visando garantir que estejam alinhados a necessidade da oportunidade e estimados de forma competitiva com o mercado.Identificar possíveis riscos associados à proposta / oportunidade e propor mitigação e alertar em definições de participar ou não das concorrências ou formas alternativas de mitigação, alterando escopo, arquitetura, premissas, entre outros.Modelos e padrões para Análises de viabilidade técnica financeira, Benefícios, ROI.Atuação Propositiva / Consultiva / Assessments.Esperamos que você tenha: Conhecimento em processos do mercado de Energy & Utilities principalmente setor de saneamento (captação, tratamento, distribuição, qualidade, etc) e elétrico (geração, transmissão e distribuição),Oil&Gas, entre outros.Conhecimento em operações no mercado de Energy & Utilities .Familiaridade com regulamentações, normas e tendências do setor, como fontes renováveis, smart grids e eficiência energética.Conhecimento em condução de Bids de SAP, Billing, CRM, entre outroz.Experiência com atuação em Processos de Concorrências e Licitação: RFPs, RFIs, RFQs, pregões eletrônicos.Familiaridade com serviços de TI como outsourcing, SAP, cloud, cibersegurança, ou desenvolvimento de software, integrações, API`s, engenharia e ciência de dados, visão computacional, serviços de atendimento N1, N2 e Produtos, DevOps, métodos ágeis e tradicionais de execução de projetos, IA, IoT entre outros.Capacidade de interpretar requisitos técnicos e traduzi-los em valores ao negócio.Pensamento criativo, para idear soluções e propor engenharia de ofertas e cenários alternativos para resolução de problemas de negócios dos clientes.Precificação e margem de lucro: Estrutura de custos e formação de preços.Alinhamento de soluções a objetivos de negócio, traduzindo necessidades do cliente em soluções de TI.Comunicação e escrita técnica em produção de propostas claras e bem estruturadas.Comunicação clara com capacidade de explicar soluções complexas para públicos não técnicos.Relacionamento com clientes, sabendo captar necessidades e criar confiana.Trabalho em equipe para coordenação de equipes multifuncionais.Inglês Intermediário.Vamos ficar feliz se você tiver (seu diferencial):Conhecimento e atuação em oportunidades ou projetos de transformação digital.Modelagem de processos: BPMN, EPC, UML ou similares.Arquitetura corporativa: TOGAF ou práticas de design modular.Levantamento de necessidades de negócios e requisitos.Gestão de projetos com Planejamento, cronogramas, organização de tarefas.Gestão de riscos com Identificação e mitigação de riscos financeiros, legais e operacionais.-