O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ?
* Graduação completa em Engenharia Elétrica (CREA ativo). Desejável Mestrado, MBA ou Especialização em Sistemas de Proteção ou Sistemas de Potência.
* Desejável ênfase em Sistemas de Potência.
* Conhecimentos: Mínimo de 5 anos em estudos de coordenação e seletividade de proteção (13,8 a 500 kV).
* Vivência em transmissoras, distribuidoras ou consultorias especializadas.
* Desejável conhecimento em proteção de geração, dispositivos FACTs, SEP e ECE.
O QUE NOS GERA CONEXÃO
1. Perfis solucionadores
2. Valorização do trabalho em equipe
3. Quem dissemina conhecimento
4. Quem acredita que sustentabilidade pode ajudar o mundo
5. Capacidade de transformação digital e inovação
* Elaborar e/ou revisar Estudos de Coordenação e Seletividade da Proteção;
* Garantir e determinar a padronização da filosofia dos sistemas de proteção do Sistema Elétrico sob a responsabilidade da ISA ENERGIA BRASIL e suas subsidiárias.
* Apoiar o processo de Análise de Perturbações e Eventos em sistemas elétricos, com elaboração de relatórios técnicos e pareceres de engenharia
* Analisar as condições operativas e perturbações do sistema, com o objetivo de detectar anormalidades e sugerir melhorias e reforços no sistema.
* Executar e/ou participar efetivamente de ensaios e testes em laboratórios e/ou em campo em sistemas, esquemas e relés de proteção e sistemas integrados de supervisão e controle;
* Executar teste em malha fechada de sistemas de proteção e controle em simulador em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator), modelagem e estudos elétricos.
* Avaliar, revisar e/ou elaborar de relatórios de Sistemas Especiais de Proteção e Esquemas / Automatismo para Controle de Emergência de sistemas elétricos;
* Apoio técnico em projetos de criação e/ou modernização e integração de sistemas de proteção e controle.
* Garantir o bom desempenho dos sistemas e esquemas de proteção, mitigando riscos para a operação do sistema, dos equipamentos e sobretudo de pessoas por meio dos estudos de proteção, suas revisões e monitoramento contínuo de aplicações efetivas de estudos/ordem de ajustes solicitadas aos aplicadores em campo.
* Contribuir com a equipe de saúde e segurança do trabalho na cálculo dos níveis de energia incidente, com base nas correntes de curto-circuito máximas, determinando o tempo que o curto-circuito será eliminado de forma a definir os requisitos do EPI necessário.
* Executar simulações de curto-circuito e transitórios eletromagnéticos.
* Elaborar estudos e análises de arquitetura de proteção, esquemas de religamento automático e teleproteção, para atendimento e garantia do padrão de desempenho do sistema de transmissão da ISA ENERGIA BRASIL e suas subsidiárias, mediante a realização de simulações com programas computacionais específicos - pacote Cepel (ANAREDE, ANAFAS, ANATEM), ATP/ATPDraw, aplicação dos requisitos mínimos dos Procedimentos de Rede e de práticas internacionais da técnica de proteção elétrica.
* Elaborar estudos do comportamento do sistema elétrico, recomposição, estabilidade, curto-circuito, sistemas especiais de proteção (SEP), proteção de equipamentos e instalações e realizar simulações e cálculos de ajustes e seletividade.
* Elaborar documentos, com soluções de Proteção e Controle junto ao ONS, em atenção ao processo de integração operativa de novos equipamentos para obter a emissão dos termos de liberação de receitas pelo ONS.
* Análise de requisitos técnicos: Estuda os documentos dos leilões de transmissão publicados pela ANEEL, como editais e anexos técnicos, para entender as características e os requisitos das instalações a serem implantadas.
* Concepção de projetos: Propor soluções para os sistemas de proteção e controle, contribuindo com a especificação dos equipamentos e as configurações necessárias para a futura rede, considerando a topologia do sistema elétrico, os estudos de fluxo de carga e as condições operacionais.
* Conformidade regulatória: Garantir que as soluções propostas estejam em conformidade com as normas e regras do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da ANEEL.
* Participar do desenvolvimento técnico dos colaboradores menos experientes, atuando como apoio em situações atípicas, complexas ou de conflito.