Seja um especialista em segurança do trabalho
Aqui estão algumas das principais responsabilidades da função:
* Desenvolver e ministrar ações educativas na área de segurança e saúde ocupacional, criando materiais para campanhas internas e outros projetos.
* Assessorar na elaboração e implementação de programas de segurança e medicina do trabalho, incluindo PPRA, PGR, PAE, LTIP, LTCAT, AET, PCMSO, PCA e PPR.
* Elaborar e ministrar treinamentos de normas regulamentadoras e treinamentos internos de segurança do trabalho, disseminando conteúdo programático com os demais técnicos e promovendo a conscientização dos colaboradores para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
* Promover a integração de segurança dos colaboradores, visando atos e comportamentos seguros no ambiente de trabalho.
* Acompanhar trabalhos com exposição a riscos específicos, evidenciando dados para relatórios.
* Controlar, distribuir e organizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniformes, solicitando compras e orientando a fiscalização do uso adequado.
* Participar de exercícios e simulados de emergências, contingências e acidentes.
* Prestar atendimento em acidentes de trabalho, acionando equipes de emergência pública ou privada quando necessário, realizando a investigação de acidentes de trabalho, levantando dados e emitindo a CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho), sugerindo plano de ação e levantamento de causas.
* Realizar diálogo de segurança e avaliação comportamental, evidenciando relatórios. Prestar apoio às ações da SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários.
* Acompanhar prestadores de serviço em acessos a terminais portuários.
* Participar ativamente de reuniões, ações e programas de segurança e saúde ocupacional dos clientes.