Buscamos um(a) parceiro(a) estratégico(a) como
ANALISTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO SÊNIOR com foco
em FP&A, análise de resultados, orçamento e forecasts, modelagem e viabilidade financeira, suporte à tomada de decisão estratégica e atuação consultiva junto às áreas de negócio, contribuindo diretamente para a performance e sustentabilidade financeira da organização.
Contratação:
CLT - Efetivo
Horário:
das 7h50 às 17h de segunda a sexta-feira
Local:
Jardim Oratório - Polopetroquímico em
Mauá
/ SP
Modelo:
Híbrido
Benefícios:
* Assistência Médica Bradesco Saúde
* Assistência Odontológica
* Seguro de Vida
* Restaurante no Local
* Vale Transporte ou Estacionamento
* Auxílio Farmácia
* Auxílio Prótese e Implante Dental
* Auxílio Ótica
* Para colaboradoras: Auxílio Creche/ Babá
* Auxílio Material Escolar
* PLR
* Parceria Itaú
* Calendário anual de compensação para emenda e descanso em pontes de feriados
Responsabilidades:
• Coordenar a análise do material recebido de diversas áreas que contribuam com a preparação dos relatórios gerenciais, consolidando, resolvendo pendências, dúvidas e preparando as bases de dados para prover suporte nas mais diversas previsões e análises financeiras do desempenho dos negócios;
• Coordenar as ações para elaboração e consolidação dos resultados gerenciais para os negócios, fornecendo relatórios e análises conforme periodicidade definida, através da integração, análise, validação e alinhamento gerencial dos dados contábeis, bem como contatos e informações com as diversas áreas que tenham informação para a consolidação do processo, em busca da sinergia necessária ao atingimento das metas e objetivos definidos nos prazos acordados;
• Contribuir com análises econômicas, estudos e assessoria em assuntos de impacto financeiro, incluindo tendências gerais, competidores, preços, entre outros;
• Prestar assessoria aos parceiros de negócios em todos os assuntos relacionados ao planejamento e resultado financeiro, suporte no controle e acompanhamento orçamentário, bem como em estudos especiais (econômico/financeiro) ou demandas estratégicas;
• Assegurar a adequada demonstração e comentários aos resultados e as tendências evidenciadas nos diversos relatórios preparados e fornecidos à gestão, analisando as variações encontradas, desempenho, projetado x real, custos dos negócios, etc; com análises de variação destacando os principais impulsionadores de negócios conforme necessário para os parceiros de negócios;
• Coordenar a execução de procedimentos de análise de risco de acordo com as políticas e normas para minimizar os riscos comerciais, financeiros e exposição global, bem como preparar análise e modelagem financeira que dão suporte às decisões de negócios;
• Participar de reuniões de revisão de resultados, assegurando a precisão dos dados financeiros e informações de negócios e relatórios, de forma a contribuir nas análises e tomada de decisão;
• Elaborar e enviar periodicamente Reports gerenciais para a Diretoria da empresa, Acionista e demais stakeholders;
• Conduzir o processo anual do Budget, considerando administração do cronograma, suporte para as equipes, revisões, ajustes, consolidação e apresentação para diretoria e acionistas;
• Elaborar e apresentar possíveis atualizações do Budget Anual (forecasts) atualizando premissas de custo, receita, etc;: P&L, BS & CF;
• Elaborar a tabela de preços referência de vendas para o Mercado Interno e Externo a partir da política de precificação atual;
• Suportar a área comercial na definição de metas, identificando oportunidades de melhoria para aumentar o lucro da empresa;
• Analisar mensalmente indicadores de mercado como PLATTS, Dólar, Euro e Petróleo, a fim de acompanhar as tendências de preços, visando identificar oportunidades para melhorar o lucro da empresa;
• Elaborar estudos de viabilidade financeira dos investimentos CAPEX, OPEX e outros que forem solicitados visando suportar tomadas de decisões estratégicas;
• Preparar e apresentar projeções e simulações estratégicas financeiras visando antecipar os resultados da empresa, permitindo ações corretivas, se for o caso;
• Desenvolver, orientar e controlar a preparação dos relatórios gerenciais, visando assegurar a disponibilidade de informações financeiras e sobre andamento dos trabalhos e resultados alcançados, objetivando o suporte adequado ao processo decisório para análise e tomada de decisão;
• Orientar e controlar os indicadores de performance da área, proceder à análise dos relatórios das áreas sob sua responsabilidade, analisando os indicadores de performance e demonstrativo de objetivos X resultados alcançados e estabelecendo correções, revisões de estratégias e reorientando, se for o caso, o processo de trabalho;
• Contribuir para a manutenção, retenção e motivação da equipe, identificando necessidades de capacitação e desenvolvimento, promoção, transferência, reposição, etc;, bem como promover a gestão do desempenho e o feedback, atendendo as políticas estratégicas da área de Recursos Humanos.
Requisitos:
• Superior Completo em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia ou área afins;
• Especialização ou MBA em Finanças, Controladoria ou áreas afins;
• Excel avançado;
• Domínio de ferramentas como Excel, PowerPoint;
• Conhecimento em matemática financeira (HP 12C), legislação e normas de contabilidade Brasil e IFRS, fluxo de riscos e análise de contratos;
• Desejável Inglês e Espanhol.