Descrição do Cargo
O cargo de Especialista em Desenvolvimento Digital implica a responsabilidade pela experiência digital dos usuários com uma marca, desdobrando essa experiência por todos os canais e projetos de acordo com o guia da marca. O profissional deve ter um papel estratégico à frente do processo de construção de canais, otimização de conversão e melhoria da experiência e interface.
Além disso, é importante que o candidato seja um profissional com repertório, visão multicanal e linguagem digital, capaz de unificar ideias e análise de dados para a proposição de projetos eficazes.
Os principais responsáveis por este cargo incluem:
- Desenvolver e suportar a implementação multicanal de campanhas digitais;
- Criar e otimizar constantemente landing pages na plataforma Sharpspring;
- Conduzir testes AB e de personalização de landing pages e websites;
- Acompanhar métricas e indicadores para a avaliação de desempenho de sites e landing pages;
- Criar, implementar e integrar formulários aos ambientes digitais, de acordo com os funis de conversão;
- Fazer testes de UI/UX nas campanhas digitais e nos canais institucionais (site e bot);
- Desenvolver wireframes e layouts de acordo com o brandbook da marca para projetos pontuais e canais institucionais;
- Garantir a correta aplicação do guia da marca e experiência do usuário, em todas os canais digitais;
- Ter visão estratégica para determinar a correta aplicação da experiência com a marca nos desdobramentos por targets e personas, alinhados ao guia da marca;
- Ter mindset de ideação, prototipagem e templates para criativos dinâmicos;
- Ter criativadade orientada a resultados, buscando sempre a melhor experiência do usuários nas interações com a marca.
Ao mesmo tempo, é fundamental que o profissional tenha conhecimento das ferramentas de front-end para acabamentos adaptadas de sites responsivos, domínio do software Figma e as principais ferramentas do pacote Adobe (Illustrator, Photoshop, Indesign). Além disso, é necessária experiência mínima de 4 anos como Web Designer, portfólio que demonstre capacidade de traduzir conceitos complexos em mensagens claras e concisas e facilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares.
Para ser bem-sucedido nesse cargo, é preciso ter clara compreensão do negócio da empresa para traduzir isso em projetos eficazes, ter visão guarda chuva de marca/identidade para ser o guardião da experiência digital, bons conhecimentos de estratégia de comunicação integrada e ser capaz de elaborar projetos entendendo a função e objetivos de cada ponto de contato no todo da campanha.
A experiência em plataformas de automação de marketing, como RD Station/Hubspot/Sharpspring/Active Campaign ou Kajabi, Kenoby, JS Fiddle, Bannerify, After Effects, Google Optimize e Croct, é altamente valorizada.