Escolaridade / Formação: Ensino Superior em andamento em Teologia, Pedagogia, História, Filosofia, Serviço Social, Psicologia ou em áreas correlatas.
Experiência nas atividades do cargo.
Conhecimentos Específicos: Conhecimento em Pastoralidade, práticas pastorais e/ou sociais, acompanhamento pastoral, elaboração de projetos.
Acompanhar, bem como dar assistência aos gestores da Unidade, na implementação das Diretrizes de Pastoralidade do Grupo UBEC na Unidade.
Colaborar na formação continuada da comunidade educativa presente na Unidade, para que a Pastoralidade seja desenvolvida como temática estruturante, personalizante e comunitária.
Auxiliar no desenvolvimento das atividades e ações previstas no Plano de Pastoralidade da Unidade, de modo a contribuir no cumprimento dos objetivos operacionais e alcance dos resultados da área.
Apoiar na elaboração da previsão orçamentária, bem como no desenvolvimento dos materiais utilizados nas ações de pastoralidade, visando à unicidade entre a identidade institucional e a missão desenvolvida.
Apoiar na logística, preparação e organização dos momentos de espiritualidade e celebrações religiosas, assim como colaborar e motivar a participação dos professores na sensibilização e na ação evangelizadora com a comunidade escolar.
Acompanhar e assessorar os grupos existentes na Unidade de Missão (de jovens, de catequese, de estudo e outros grupos existentes na comunidade educativa), a fim de fomentar a criação de uma cultura vocacional e subsidiar a gestão com dados e resultados das ações e iniciativas pastorais.
Arquivar e preservar a documentação do acervo do Setor de Pastoralidade, de modo a garantir a qualidade do material, integridade, organização e disponibilidade à comunidade escolar.
Realizar, sob supervisão e acompanhamento, visitas aos enfermos e/ou famílias enlutas, em nome da Unidade de Missão, a fim de promover momentos de espiritualidade em consonância com as diretrizes da Pastoralidade do Grupo UBEC.
Contribuir na formação catequética dos colaboradores e estudantes, quando permitido pela igreja local e em conformidade com o Plano de Pastoralidade da Unidade.
Atender e orientar o público interno e externo, pessoalmente ou através das chamadas telefônicas, bem como auxiliar a Coordenação no processo de comunicação com a comunidade escolar.
Executar outras atribuições da mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional.