Realizar exame clínico e analisar exames complementares e/ou pareceres recebidos, para avaliação da saúde do empregado e definição da capacidade laborativa / aptidão para a função;
Realizar exames médicos ocupacionais, contemplando os desdobramentos pertinentes, inclusive encaminhamentos internos e externos, bem como negociação de atividades laborativas compatíveis com possíveis restrições ou limitações com as lideranças;
Avaliar necessidade de realização de exames pré-viagem, realizar avaliação de saúde pós-viagem, realizar teleatendimento de empregados expatriados (avaliação de saúde do exterior) conforme horário de trabalho do empregado expatriado.
Realizar avaliação médica e/ou participar de junta multidisciplinar para avaliação de enquadramento de Pessoa com Deficiência (PCD) para integrar cota;
Elaborar e registrar no sistema informatizado laudo de transferência para fins de Exame Médico de Mudança de Riscos Ocupacionais, com definição de realização de exames complementares, caso necessário;
Avaliar a capacidade laborativa e homologar atestados médicos dos considerados totalmente incapazes para o trabalho, registrando os dados clínicos e suas impressões, bem como as licenças médicas aplicáveis no Sistema Informatizado de Saúde, realizando os desdobramentos necessários;
Realizar exame pericial para homologação presencial de atestado médico;
Acompanhar empregados afastados em benefício previdenciário, assim como fazer visitas domiciliares, hospitalares e/ou ao INSS quando necessário;
Avaliar as condições de saúde do empregado, com o objetivo de identificar possibilidades de reinserção em atividade laboral compatível com o estado de saúde ou agravos potenciais à saúde, e definir estratégias de intervenção;
Elaborar laudo médico justificando a necessidade de manutenção do afastamento e prognóstico, em caso de inaptidão ao trabalho;
Emitir pareceres e/ou relatórios acerca das conclusões referentes à capacidade laborativa e/ou incapacidades temporárias parciais que impliquem na mudança do regime de trabalho ou das atividades exercidas, descrevendo as restrições para determinadas atividades laborativas, bem como suas causas e prazos para reavaliação médica;
Investigar e estabelecer nexo-causal em parceria com o profissional da PETROBRAS;
Preencher CAT no Sistema Informatizado de Saúde, bem como emitir os comunicados cabíveis às partes envolvidas (internas e externas à Companhia) em relação ao processo de Gestão de Anomalias e Acidentes de Trabalho, além de atuação na classificação e caracterização de ocorrências, de acordo com normas e diretrizes da PETROBRAS. Analisar as causas de absenteísmo por doença ou acidente do órgão operacional;
Participar de atendimentos e inspeções de saúde nas áreas operacionais;
Avaliar condições de trabalho dos acidentados em conjunto com o próprio acidentado e com a comissão de investigação de acidentes, quando demandado, seguindo os procedimentos internos;
Realizar visita médica hospitalar ou domiciliar a empregados, se demandado, emitir relatório pós visita e registrar dados no prontuário eletrônico.
Participar de junta médica para conclusão de avaliação clínica;
Atuar em equipe multiprofissional, acompanhamento individual interdisciplinar em saúde e atuar como matriciador na discussão técnica dos casos acompanhados;
Realizar análise das condições de trabalho, relações sociais, orientação e encaminhamento para Programas de Saúde e Serviço Social;
Realizar interface com médico assistente para adequado subsídio nas avaliações pertinentes ao médico do trabalho, quando necessário;
Desenvolver ações estruturadas, integradas aos diversos programas desenvolvidos na Companhia;
Elaborar relatórios e painéis gerenciais de planejamento e apoiar na apuração dos indicadores, utilizando os sistemas e ferramentas de gestão da PETROBRAS;
Formular pareceres técnicos sobre assuntos de sua especialidade, prestando assessoramento às gerências da PETROBRAS, quando demandado;
Realizar análise crítica de registros em prontuário médico com elaboração de resumos e/ou relatórios, inclusive contestação de nexo causal, entre outros solicitados pela equipe da PETROBRAS;
Assessorar, planejar, gerir e realizar consolidação e análise crítica de dados;
Propor, planejar e executar atividades coletivas, promovendo espaços de diálogo e utilizando estratégias adequadas para sensibilização, engajamento e protagonismo dos trabalhadores;
Transcrever para o Sistema Informatizado da Petrobras o registro de exames ocupacionais realizados por profissionais externos;
Assumir responsabilidade técnica do serviço junto ao conselho profissional da categoria, quando necessário;
Registrar as informações e atendimento em formulários próprios e/ou sistemas informatizados;
Realizar as atribuições profissionais descritas na Lei nº 12.842/13 e suas alterações, Resolução CFM nº 2297/21, bem como às demais normas emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM), Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs) e legislação vigente aplicável
Certificação Conhecimento
REQUISITOS:
1. Graduação em Medicina com diploma reconhecido pelo MEC.
2. CRM ativo.
3. Especialização em Medicina do Trabalho, que pode ser comprovada de três formas:
A) Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) isso exige o RQE (Registro de Qualificação de Especialista) no CRM;
B) Certificação de Residência Médica em Medicina do Trabalho (CNRM/MEC);
C) Curso de Especialização lato sensu em Medicina do Trabalho reconhecido pelo MEC.
4. Experiência mínima de 6 anos como Médico do Trabalho.
5. Experiência mínima de 1 ano como Médico Emergencista/clínico.
SALÁRIO: R$ 14.199,80
BENEFÍCIOS: PLANO DE SAÚDE TITULAR E DEPENDENTES (OPERADORA UNIMED NACIONAL)
Horário de Trabalho
5H DIÁRIAS / MANHÃ OU TARDE / SEG A SEXTA-FEIRA (25H SEMANAIS)
Informações Adicionais
Realizar exame clínico e analisar exames complementares e/ou pareceres recebidos, para avaliação da saúde do empregado e definição da capacidade laborativa / aptidão para a função;
Realizar exames médicos ocupacionais, contemplando os desdobramentos pertinentes, inclusive encaminhamentos internos e externos, bem como negociação de atividades laborativas compatíveis com possíveis restrições ou limitações com as lideranças;
Realizar avaliação de saúde pré e pós viagem;
Realizar avaliação médica e/ou participar de junta multidisciplinar para avaliação de enquadramento de Pessoa com Deficiência (PCD) para integrar cota;
Elaborar e registrar no sistema informatizado laudo de transferência para fins de Exame Médico de Mudança de Riscos Ocupacionais, com definição de realização de exames complementares, caso necessário;
Avaliar a capacidade laborativa e homologar atestados médicos dos considerados totalmente incapazes para o trabalho, registrando os dados clínicos e suas impressões, bem como as licenças médicas aplicáveis no Sistema Informatizado de Saúde, realizando os desdobramentos necessários;
Realizar exame pericial para homologação presencial de atestado médico;
Acompanhar empregados afastados em benefício previdenciário, assim como fazer visitas domiciliares, hospitalares e/ou ao INSS quando necessário;
Avaliar as condições de saúde do empregado, com o objetivo de identificar possibilidades de reinserção em atividade laboral compatível com o estado de saúde ou agravos potenciais à saúde, e definir estratégias de intervenção;
Elaborar laudo médico justificando a necessidade de manutenção do afastamento e prognóstico, em caso de inaptidão ao trabalho;
Emitir pareceres e/ou relatórios acerca das conclusões referentes à capacidade laborativa e/ou incapacidades temporárias parciais que impliquem na mudança do regime de trabalho ou das atividades exercidas, descrevendo as restrições para determinadas atividades laborativas, bem como suas causas e prazos para reavaliação médica;
Investigar e estabelecer nexo-causal em parceria com o profissional da PETROBRAS;
Preencher CAT no Sistema Informatizado de Saúde, bem como emitir os comunicados cabíveis às partes envolvidas (internas e externas à Companhia) em relação ao processo de Gestão de Anomalias e Acidentes de Trabalho, além de atuação na classificação e caracterização de ocorrências, de acordo com normas e diretrizes da PETROBRAS;
Analisar as causas de absenteísmo por doença ou acidente do órgão operacional;
Participar de atendimentos e inspeções de saúde nas áreas operacionais;
Avaliar condições de trabalho dos acidentados em conjunto com o próprio acidentado e com a comissão de investigação de acidentes, quando demandado, seguindo os procedimentos internos;
Realizar visita médica hospitalar ou domiciliar a empregados, se demandado, emitir relatório pós visita e registrar dados no prontuário eletrônico.
Participar de junta médica para conclusão de avaliação clínica;
Atuar em equipe multiprofissional, acompanhamento individual interdisciplinar em saúde e atuar como matriciador na discussão técnica dos casos acompanhados;
Realizar análise das condições de trabalho, relações sociais, orientação e encaminhamento para Programas de Saúde e Serviço Social;
Realizar interface com médico assistente para adequado subsídio nas avaliações pertinentes ao médico do trabalho, quando necessário;
Desenvolver ações estruturadas, integradas aos diversos programas desenvolvidos na Companhia;
Elaborar relatórios e painéis gerenciais de planejamento e apoiar na apuração dos indicadores, utilizando os sistemas e ferramentas de gestão da PETROBRAS;
Formular pareceres técnicos sobre assuntos de sua especialidade, prestando assessoramento às gerências da PETROBRAS, quando demandado;
Realizar análise crítica de registros em prontuário médico com elaboração de resumos e/ou relatórios, inclusive contestação de nexo causal, entre outros solicitados pela equipe da PETROBRAS;
Assessorar, planejar, gerir e realizar consolidação e análise crítica de dados;
Propor, planejar e executar atividades coletivas, promovendo espaços de diálogo e utilizando estratégias adequadas para sensibilização, engajamento e protagonismo dos trabalhadores;
Transcrever para o Sistema Informatizado da Petrobras o registro de exames ocupacionais realizados por profissionais externos;
Assumir responsabilidade técnica do serviço junto ao conselho profissional da categoria, quando necessário;
Registrar as informações e atendimento em formulários próprios e/ou sistemas informatizados; Atuar em atendimentos de urgências e emergências em caráter eventual com suporte às equipes de prontidão, cabendo para tal a realização de treinamentos específicos ofertados pela Petrobras;
Realizar as atribuições profissionais descritas na Lei nº 12.842/13 e suas alterações, Resolução CFM nº 2297/21, bem como às demais normas emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM), Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NRs) e legislação vigente aplicável.