Conhecimentos Necessários: Conhecimento em ferramentas front-end (Power BI, Qlik Sense e/ou Tableau), conhecimento em back-end com ferramentas de ETL (Alteryx, Power Query e/ou Pentaho) e banco de dados (SQL), e Excel avançado.Conhecimento em pelo menos um software estatístico (R, Phyton e SAS) para modelagens preditivas e clusterização de oportunidades de negócio.Word e Power Point - nível intermediário. Conhecimentos Desejáveis:Experiência em aplicação de metodologias de análise de mercado, concorrência e produtos (SWOT, 5 Forças de Potter, Matriz BCG, Curva ABC e outras) e indicadores de mercado (market share, churn, ticket médio, sinistralidade e outros).Experiência em dados estatísticos e relatórios gerenciais; Metodologias e Técnicas de pesquisa; manipulação de Base de dados; Indicadores econômicos, demográficos e sociais; Conhecimentos de Estatística; Elaboração de relatórios analíticos de pesquisa. Conhecimento de Data Science, Big Data e Business Intelligence.Conhecimentos de regras e resoluções normativas da ANS.Formação Necessária: Ensino Superior CompletoÁrea de Formação Necessária: Administração, Economia, Estatística, TI, Matemática, Ciências Atuariais ou áreas afins.Formação Desejável: Especialização / Pós Graduação /MBA CursandoÁrea de FormaçãoDesejável: Curso: Business Intelligence, Gestão de Dados, Inteligência de Mercado, Inteligência Competitiva ou áreas afins.Descrição Sumária: Consolidar e integrar base de dados diversas, gerando conhecimento sobre o cenário externo, bem como criar cenários prospectivos de mercado para avaliação do negócio e informações estratégicas para a área comercial e operações. Desenvolver dashboards para análise de mercado, economia e concorrentes através do desenvolvimento de processos de inteligência competitiva, apresentando oportunidades, ameaças, entre outros.Realizar interface com demais setores da Área de Mercado, da Cooperativa e equipes de Vendas, acompanhar e conferir atividades e projetos da Inteligência de Mercado.Realizar as atividades de diversas complexidades (média e alta), contribuindo com a Coordenação na operacionalização dos processos e projetos do setor. Descrição Detalhada: Consolidar base de dados por região e mercado de atuação da empresa, por meio da análise dos dados comerciais e de performance, desenvolvendo a avaliação do mercado, gerando conhecimento sobre o cenário externo, bem como propor cenários diversos para avaliação do negócio e informações estratégicas para a área comercial e operações, atuando na análise de mercado, economia e concorrentes, além de monitorar a concorrência através do desenvolvimento de processos de inteligência competitiva, gerando conhecimento das ameaças entre outros;Consolidar, analisar, projetar e classificar pesquisas a partir pesquisa da coleta de dados no mercado, concorrentes, informações de clientes, segmentos, regiões e canais de vendas, fazendo recomendações e relatórios estratégicos-comerciais para o negócio, sobre comportamento do comprador, dinâmica do mercado e oportunidades que agreguem valor ao cliente e fortaleça o posicionamento e imagem da Unimed Goiânia no mercado;Realizar o tratamento de dados para elaboração de relatórios envolvendo Faturamento diário e total até a data vigente, Posição da carteira do mês vigente e subsequente, Fechamento Mensal - budget x realizado total e por categoria definida, atualizar relatório de CRMs e registro de atendimento das Áreas de Mercado e Cadastro, visando transformar os dados em informações relevantes à tomada de decisões;Realizar o manuseio de dados, análises, modelagens estatísticas e criação de simuladores, assegurando o cumprimento de padrões de qualidade, acuracidade e confiabilidade dos dados, tratando para não distorcer fatos e cenários. Em caso da observação de dados inconsistentes, buscar sinalizar ao superior imediato e à fonte para correção, especialmente os dados internos da cooperativa;Trabalhar e consolidar informações internas, como vendas sellin e sellout, pesquisas de campo, e informações dos times de Vendas, bem como informações externas como mercado, economia, drivers de consumo, relativas a volumes, preços, rentabilidade e tendências de segmentos, regiões e competidores, visando elaborar relatórios de forma a suportar tomada de decisão estratégica;Criar, analisar, revisar e consolidar os registros e atualização de KPI´s para medição de desempenho da área comercial e de operações, com foco no cliente, bem como e extrair inteligência das ações de relacionamento e comunicação dos clientes, sendo responsável pelo manuseio de dados, geração dos resultados de campanhas, elaboração de Indicadores de Desempenho;Propor cenários na formação de preços de produtos, uso de processos, ferramentas e sistemas de precificação (pricing). Acompanhar registro, manutenção e atualização dos produtos na ANS, providenciando comparativos e índices com base Notas Técnicas Atuariais, elaborada pela assessoria atuarial, e ajustando os preços quando necessário. Elaborar e atualizar dashboards para acompanhamento da carteria de contratos (PF e PJ), fazendo relatórios de sinistralidade, desempenho e comportamento do Pool de Risco, reajuste ponderado dos contratos, principais exclusões de vidas. Sinalizar às devidas áreas os pontos críticos e contratos fora da curva.Envolver e dar ciência das atividades e fluxos de trabalho aos demais colaboradores da equipe, acompanhamento dos processos da área de Inteligência de Mercado para orientação e apoio aos demais colaboradores da equipe na execução de suas atividades, bem como auxiliar no treinamento de novos colaboradores;Realizar estudos e pesquisas de mercado relevantes para a estratégia da Unimed Goiânia e projetos estratégicos, bem como realizar análises de bancos de dados públicos e apoiar análises qualitativas e quantitativas, propondo movimentos de mercado relevantes para a estratégia da Cooperativa;Desenvolver materiais de informação recorrentes para os tomadores de decisão da Cooperativa, acompanhando a evolução do mercado, além de notícias e eventos relacionados aos setores de interesse, com o objetivo de identificar riscos e oportunidades de negócios;Criar e/ou alimentar modelos analíticos de gestão, desenvolvendo dashboards (Marketing de Dados), estruturando dados de indicadores de desempenho - KPI, entre outros, consolidando em propostas para subsidiar análises e decisões comerciais;Operacionalizar atividades, processos e projetos de acordo com orientações, cronogramas e metas, fluxos e processos de trabalho, bem como apoiar na criação e acompanhamento de ferramentas para otimização de processos existentes;Analisar e acompanhar as tendências de mercado em relação à concorrência, levantando investimentos no setor e demais informações, consolidando-as em relatórios que possam suportar a elaboração das estratégias empresariais;Criar e acompanhar ferramentas em buscar de implementar melhorias para automatização dos processos, manipulação de dados e relatórios, aplicando nestes principalmente seus conhecimentos técnicos e cognitivo;Revisar e atualizar a apresentação de resultados mensais, visando subsidiar a busca de novas oportunidades de vendas, bem como elaborar apresentações diversas quando necessário e/ou solicitado por superior;Propor e desenvolver projetos de categorização e segmentação de clientes, CRM, BI, monitorando a cobertura nas regiões e segmentos para identificar necessidade de ação, propondo estratégia de atuação;Analisar índices de fidelização de clientes, relatórios de metas, gaps mercadológicos, bem como criando outros relatórios quando identificado necessidade ou oportunidade;Realizar as análises do cenário macroeconômico e na construção das premissas orçamentárias;Zelar pelos equipamentos, recursos e materiais sob sua responsabilidade e pelo ambiente de trabalho;Cumprir as normas, procedimentos, regulamento interno, políticas corporativas e as normas de segurança do trabalho inerentes ao setor;Realizar outras atividades pertinentes ao cargo, de acordo com a orientação do gestor da área