Descrição Sumária
O Assistente de Recursos Humanos é responsável por gerenciar processos de recrutamento e seleção, desde a divulgação de vagas, passando pela triagem de currículos, condução de entrevistas até a integração eficaz de novos colaboradores.
Além disso, o Assistente de RH deve garantir a conformidade com as leis trabalhistas, atuando como suporte administrativo em tudo relacionado às normas anteriormente citadas, como contratos de trabalho, gestão da folha de pagamento e benefícios, controle de férias e rescisões e demais assuntos correlatos, como programas de medicina e segurançã do trabalho.
Requisitos
* Formação: Ensino Superior completo ou cursando em Recursos Humanos, Psicologia ou áreas referentes à gestão de pessoas e processos.
* Experiência: Experiência prévia em funções de Recursos Humanos, com foco em recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, departamento pessoal e gestão de benefícios.
* Habilidades: Conhecimento básico em sistemas de gestão de RH (como Sólides, SOC e Relogio ponto) e ferramentas de escritório (como Excel e e-mail).
Boa comunicação verbal, escrita e escuta ativa;
Capacidade de organização e atenção aos detalhes, análise crítica e elaboração de devolutivas.
* Competências: Habilidade de resolução de problemas complexos, flexibilidade de adaptação em ambientes dinâmicos, além de conhecimento atualizado sobre legislação trabalhista.
Responsabilidades e Atividades do Cargo
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
* Atuar na divulgação das vagas, realizar a triagem de currículos, monitorar o progresso e avaliar a performance dos candidatos na plataforma Sólides;
* Conduzir entrevistas iniciais e fornecer feedback aos gestores sobre a adequação do candidato e suas referências profissionais;
* Encaminhar seleção daqueles com bom desempenho para entrevista final com os gestores.
INTEGRAÇÃO
* Conduzir a integração dos novos colaboradores, apresentando-os aos setores da empresa.
* Fornecer orientações básicas sobre normas trabalhistas e regulamento interno, sempre seguindo as orientações repassadas pela contabilidade ou jurídico, com objetivo de manter a empresa e os colaboradores informados.
DEPARTAMENTO PESSOAL
Contratação
* Realizar solicitação de documentos relacionados à admissão de colaboradores, cadastramento no sistema, relógio ponto e portal para confecção de contrato de trabalho;
* Solicitar abertura de conta salário via e-mail para o banco Sicredi, para recebimento de verbas salariais e seus reflexos;
* Organizar documentos dos colaboradores, em pastas separadas por nome em ordem alfabética;
* Realizar a separação de uniformes e EPIs para serem entregues no ato da admissão;
* Gerenciar a inclusão de colaboradores nos benefícios oferecidos pela empresa;
* Conferir o agendamento no sistema de lembrete referente a data do fim do contrato de experiência, com objetivo de encaminhar aos gerentes do setor em tempo hábil para tomada de decisão;
Manutenção dos contratos de trabalho
* Monitorar e revisar os programa de segurança do trabalho, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
* Desenvolver e atualizar o calendário de treinamentos de segurança do trabalho;
* Em caso de acibente de tabalho, verificar se houve a informação (CAT) à contabilidade via e-mail e, quando necessário, solicitar pelo site do INSS o agendamento de perícia médica;
* Organizar ficha de EPI mensalmente, separando de acordo com a necessidade do cargo para posterior entrega e coleta de assinatura do colaborador;
* Revisar diariamente, e também ao final do mês, o registro de ponto no sistema para verificar se faltas, justificativas e atrasos foram lançados corretamente;
* Realizar a conferência do registro no sistema quando o colaborador apresentar atestado, informando data, período, motivo e CID, e faltas justificadas-abonadas, mantendo o histórico de ausências.
* Conferir planilha de Excel mensalmente com descontos de faltas e DSR (Descanso Semanal Remunerado), emitir cartões de ponto;
* Responsável pela conferência da prévia folha de pagamento mensalmente;
* Enviar mensalmente, depois de conferidos, os documentos relacionados ao fechamento da folha de pagamento (relação bancaria com salário dos colaboradores, FGTS, IRRF e GPS) para a Tesouraria;
* Emitir relatório do controle das escalas de férias anual dos colaboradores via sistema, mantendo organizadas os agendamentos de saídas por setor.
* Conferir cálculos dos recibos de férias e agendar pagamentos com a Tesouraria.
Desligamento
* Emitir aviso prévio de colaboradores;
* Enviar dados da rescisão para a contabilidade e solicitar prévia de para a conferência e após solicitar seu fechamento e posterior agendamento para pagamento;
* Inativar colaboradores no ato do desligamento da empresa, no sistema Santri, SOC, ponto, Sólides remover do grupo de WhatsApp e demais ferramentas;
* Excluir o ex-funcionário dos benefícios;
#J-18808-Ljbffr