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(pse/in nº 05/2025) professor ii - educação especial e inclusiva - petrolina (cadastro reserva)

Petrolina
Servico Social do Comercio Sesc
Professor
Anunciada dia 24 agosto
Descrição

COMUNICADO DAS VAGAS E ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO INDETERMINADO - PSE/IN Nº 05/2025Vaga: PROFESSOR II - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVAQuantidade de vagas/Lotação (local de trabalho): CADASTRO RESERVA PetrolinaTipo de Contratação: Contrato indeterminado (após o período de experiência de 90 dias - Regido pela CLT). Carga Horária: Horista (Mínima de 10h e máxima de 40h semanais de acordo com a necessidade do SESC/PE).1. INFORMAÇÕES SOBRE A VAGARequisitos: Licenciatura Plena; e Especialização em Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Atendimento Educacional Especializado AEE.Competências Comportamentais: Comprometimento, Proatividade, Foco em Resultados, Relacionamento Interpessoal e Ética.Descrição das atividades do cargo: Elaborar e participar de formações (presenciais e/ou EaD), concretizando seu papel de aprendiz e pesquisador como atitude necessária ao seu aperfeiçoamento profissional, com o compromisso de multiplicação para os demais funcionários do Sesc, quando solicitado; Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos estudantes para o atendimento na educação especial; Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; Organizar o formato de atendimentos aos estudantes na sala de recursos multifuncional; Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos(as) estudantes; Estabelecer articulação com os professores da sala de aula regular, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos estudantes nas atividades escolares; Propor atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros; Participar da construção e reelaboração do Regimento, do Projeto Político Pedagógico e demais documentos inerentes à Educação Especial e Inclusiva; Ter disponibilidade para realizar Atendimentos Educacionais Especializados - AEE, dentro do Projeto do NAPS Núcleo de Apoio Psicossocial, na Rede de SESC de Educação em Pernambuco, de acordo com as necessidades para atender aos estudantes com deficiência e altas habilidades; Ministrar aulas nas Salas de AEE Atendimento Educacional Especializado; Propor parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade; Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia, atividade e participação; Realizar cooperações técnicas e elaborar relatórios para apresentar as Gerências e Diretorias; Realizar levantamento e estudo dos estudantes com deficiência da Rede Sesc de Educação; Executar outras atividades correlatas à natureza do cargo.2. SALÁRIO E BENEFÍCIOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE E NORMAS ADMINISTRATIVAS INTERNASSalário inicial: R$ 29,26 por hora / Após 90 dias: R$ 32,52 por hora;Vale Transporte;Auxílio Saúde; Auxílio Creche; Vale Alimentação/Refeição; Previdência Privada; e Descontos em serviços do SESC/PE.3. DO PROCESSO SELETIVOETAPA 1 INSCRIÇÃO (ON-LINE) (Item 3. do Regulamento Padrão PSE/IN)ETAPA 2 VERIFICAÇÃO DE REQUISITOS (ON-LINE) (Serão aceitas apenas comprovações conforme descrito no Item 6. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão aceitos apenas os seguintes formatos para os arquivos: PDF (.pdf) e Imagem (.jpg; .jpeg; .png). Tamanho máximo: 5MB. Para um requisito específico cujo documento possua mais de uma página e/ou seja frente e verso, o candidato deverá compilar e anexar o respectivo documento como arquivo único.Todos os documentos de comprovação dos requisitos deverão ser nominais com clara referência ao candidato inscrito.ANEXAR no ato da Verificação de Requisitos: Diploma ou Comprovante de Conclusão de Licenciatura Plena; Diploma ou Comprovante de Conclusão de Especialização em Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Atendimento Educacional Especializado AEE, todos emitidos por Instituições credenciadas pelo sistema federal (MEC) ou estadual (CEE), de cursos autorizados e reconhecidos por estas instituições.COMO COMPROVAR A ESCOLARIDADE: Conforme itens 7.10.7; 7.10.7.1 e 7.10.7.2 do Regulamento Padrão PSE/IN.ETAPA 3 AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO (ON-LINE) (Item 7.11. do Regulamento Padrão PSE/IN)A avaliação será composta por 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha, sendo 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Específicos, com pontuação de 1,0 (um) ponto cada. A avaliação terá a pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos. Conteúdos da Avaliação: Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Conhecimentos Específicos: Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015); Resolução CNE/CEB nº 4/2009; LDB -Lei nº 9.394; Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Duração da Avaliação: 01 (uma) hora.Informações: Etapa on-line que será realizada através de link encaminhado ao e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo. A avaliação de conhecimento será aplicada para todos(as) os(as) candidatos(as), de um mesmo cargo, na mesma data e horário, com o mesmo tempo de duração. O link para realização da respectiva etapa ficará disponível apenas durante o período estabelecido conforme cronograma. Os gabaritos das Avaliações de Conhecimento serão divulgados na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/).ETAPA 4 HABILITAÇÃO (PROCEDIMENTO INTERNO) (Item 7.10. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão analisados os documentos dos candidatos com as maiores notas da Avaliação de Conhecimento até atingir o quantitativo de 25 (vinte e cinco) habilitados.ETAPA 5 AVALIAÇÃO SITUACIONAL (PRESENCIAL) (Item 7.12. do Regulamento Padrão PSE/IN)1ª. Plano de Atendimento Individualizado: O(a) candidato(a) deverá elaborar um Plano de Atendimento Individualizado cujas orientações serão informadas durante a realização da etapa. O Plano deverá contemplar: Objetivos, Objetos de Conhecimentos, Metodologia, Recurso Didático e Avaliação, de acordo com a realização das atividades do cargo.Duração da Avaliação: 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos.Conteúdos da Avaliação: Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015); Resolução CNE/CEB nº 4/2009; LDB - Lei nº 9.394; Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; (Fortaleza): Universidade Federal do Ceará, 2010. Fascículo 1 a 10. MONTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar (recurso eletrônico) O quê? Como fazer? / Maria Teresa Egler Montoan.2ª. Defesa do Plano de Atendimento Individualizado: Na mesma data, o(a) candidato(a) fará a defesa do Plano de Atendimento Individualizado para a banca examinadora, com duração máxima de 15 (quinze) minutos. Critérios de avaliação: 1. Planejamento: Clareza e definição dos objetivos de aprendizagem, estrutura do Plano de Atendimento Individualizado de acordo com as expectativas educacionais e os padrões de ensino para atender às diferentes necessidades. (0 - 2,0 pontos)2. Linguagem e Comunicação: Utilização de uma linguagem objetiva para descrever as atividades, habilidade de falar em público de maneira eficaz, capacidade de transmitir ideias de forma clara e organizada, preparação e organização da defesa. (0 - 2,0 pontos)3. Procedimento(s) Didático(s) e Metodológicos: Aplicação de metodologias apropriadas, abordagens pedagógicas, inclusão e integração eficaz de recursos e materiais didáticos, estratégias para promover interação, pensamento crítico e reflexão. (0 - 2,0 pontos)4. Conteúdo: Descrição e desenvolvimento do Plano de Atendimento Individualizado para avaliação da profundidade, abordagem ao tema, clareza, síntese, atualização, relevância, estrutura, coerência, integração interdisciplinar e criatividade. (0 - 2,0 pontos)5. Avaliação: Definição clara dos critérios e métodos avaliativos propostos, detalhamento de ferramentas e técnicas e estratégias para acompanhamento de progressão. (0 - 2,0 pontos)Informações: Etapa presencial que será comunicada através de Convocação para Avaliação Situacional publicada na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/) e/ou sinalizada pelo e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo. A data e horário de cada candidato(a) para a realização da etapa serão divulgados na respectiva convocação, obedecendo a ordem alfabética. A Avaliação Situacional é uma etapa única composta por duas fases, a entrega do Plano de Atendimento Individualizado é fator condicionante para a defesa do mesmo, desta forma o não cumprimento de qualquer uma das fases acarretará na respectiva eliminação do(a) candidato(a). A Avaliação Situacional terá pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.4. DO RESULTADO FINAL DO PSE/INRESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO (Item 8. do Regulamento Padrão PSE/IN)A classificação final do PSE/IN será divulgada na Página de Carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai/), contendo os nomes dos candidatos, obedecendo ao critério decrescente de notas, que não serão divulgadas.

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