Emprego
Meus anúncios
Meus alertas e-mail de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Dicas de emprego Fichas de empresas
Pesquisar

Governança de dados

Propriá
HVAR
Anunciada dia 5 outubro
Descrição

Sênior Data Governance
Modalidade: Híbrida - 3x na semana em SP

Sobre a vaga
Estamos em busca de um(a) Analista de Governança de Dados Sênior que seja apaixonado(a) por transformar dados em um ativo estratégico. Você terá a chance de fazer a diferença em nossa empresa, atuando como o(a) grande evangelista da governança de dados e qualidade de dados para as áreas de negócio e técnica. Sua missão é ir além da técnica: você irá empreender, mostrar o valor da qualidade de dados e mensurar o impacto de cada iniciativa. Você será responsável por liderar iniciativas de governança, qualidade e maturidade de dados, com a autonomia para planejar, implementar e prestar suporte técnico para a área de Analistas, Engenharia e Cientistas de Dados.
Se você tem uma mentalidade de produto e adora um bom desafio, esta vaga é para você

Responsabilidades
Atuar no planejamento e execução das ações de Governança de Dados.
Liderar e Mensurar o Programa de Qualidade de Dados e Metadados: Capacidade de traduzir métricas e resultados de qualidade de dados em dashboards claros, intuitivos e acionáveis para diferentes públicos, incluindo a alta gestão. Isso inclui a criação de KPIs, dashboards e relatórios de acompanhamento.
Evoluir o Produto: Não apenas use, mas ajude a evoluir nosso motor de qualidade para que ele possa ir além da checagem técnica e também garanta a qualidade de negócio. Você será a voz do cliente interno, definindo e priorizando melhorias.
Promover a Maturidade de Dados: Crie e implemente padrões, políticas e processos que elevem a maturidade de toda a nossa governança de dados e que suportem a nossa estratégia de dados de longo prazo.
Gerenciar e Disseminar: Seja o(a) guardião(a) do nosso catálogo e glossário de dados. Garanta que eles sejam completos, atualizados e que a empresa "fale a mesma língua" quando o assunto é dado. Você será responsável por definir a metodologia de catalogação e garantir a adoção por todas as áreas.
Atuar como Especialista: Dar suporte técnico a analistas, engenheiros e cientistas de dados, sendo o ponto focal para resolver problemas de qualidade e inconsistências, bem como problemas nas ferramentas.

Requisitos
Experiência Sólida em Governança de Dados ou Qualidade de Dados.
Qualidade de dados: Listar o processo de negócios e construir indicadores de qualidade
Apoiar a gerência na gestão e acompanhamento de metas de qualidade
Elaborar materiais e apresentações de resultados para diversos públicos, traduzindo dados complexos em mensagens claras e direcionadoras para a insights ou tomada de decisão.
Apoiar a gerência na condução de comitês e reuniões estratégicas com parceiros internos e externos, fornecendo os insumos analíticos necessários e influenciando o direcionamento das ações de melhoria de qualidade de dados
Documentar fluxos de trabalho detalhados, políticas de dados e padrões.
Garantir que a linhagem completa de dados seja mapeada e gerenciada.
Domínio de Ferramentas: Proficiência em pelo menos 3 ferramentas de Governança de Dados e Catálogo de Dados (por exemplo: Databricks Unity Catalog, DataHub, OpenMetadata, Collibra, Informatica Axon, Atlan, Alation, AWS Glue Data Catalog, Purview).
Metodologias: Experiência com frameworks de qualidade e maturidade de dados, e no framework DAMA-DMBok
Conhecimento Técnico: Familiaridade com linguagens de consulta a dados (SQL é obrigatório). Conhecimento em Python é um diferencial.
Plataformas de Dados: Experiência com plataformas de dados (por exemplo: Databricks, AWS, Snowflake, BigQuery).

Perfil Desejado
Pensamento crítico e habilidade Analítica: Capacidade de identificar a causa raiz de problemas de qualidade de dados e propor soluções eficazes. O profissional precisa ir além da simples detecção de erros, analisando o contexto de negócio para entender o impacto dos dados inconsistentes e as
melhores formas de corrigi-los baseada em dados.
Negociação e Empreendedorismo: Habilidade para "vender" o valor da qualidade de dados para a área de negócios. O profissional precisa ser proativo, ter iniciativa e pensar como um empreendedor, buscando ativamente oportunidades para aplicar e demonstrar o valor da governança e da qualidade dos dados para os objetivos da empresa.
Comunicação e Storytelling com Dados: Capacidade de comunicar informações complexas sobre qualidade de dados de forma simples e direta para públicos não técnicos. Habilidade para usar os dados e dashboards para contar uma história clara sobre os problemas identificados, suas causas e as soluções propostas.
Senso de Liderança: Capacidade de influenciar e mobilizar pessoas e equipes para a adoção de boas práticas de governança de dados.
Proatividade e Autonomia: Ser capaz de atuar de forma independente, identificar oportunidades de melhoria e liderar projetos de ponta a ponta.
Foco em Resultados: Orientação para a entrega de valor, garantindo que as iniciativas de governança de dados gerem impacto real no negócio.

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar
Vagas parecidas
Emprego Propriá
Emprego Sergipe
Emprego Nordeste
Página principal > Emprego > Governança de Dados

Jobijoba Brasil

  • Dicas de emprego

Encontre vagas

  • Vagas de emprego por cargo
  • Pesquisa de vagas de emprego por área
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contato / Parceria

  • Entre em contato
  • Publique suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de uso - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2025 Jobijoba Brasil - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar