O profissional é responsável por fazer a abertura e o fechamento de caixa, processar e receber o pagamento e emitir notas fiscais. Além das tarefas administrativas, o operador de caixa atua diretamente no atendimento ao cliente, uma vez que é a pessoa que concretiza e finaliza a compra. - Ø Cuidar da aparência várias vezes durante o expediente; - Ø Conferir limpeza do caixa e do ambiente a cada atendimento; - Ø Conferir estoque e disponibilidade de embalagens; - Ø Abrir o sistema do caixa e preparar ambiente para atender os clientes; - Ø Conferir e registrar suprimentos de troco; - Ø Conferir funcionamento das máquinas de cartão de crédito; - Ø Verificar disponibilidade de embalador, chamando-o ou comunicar ao responsável pelos caixas; - Ø Antes de atender o cliente informar-se sobre a forma de pagamento, se a compra será entregue, se faltou algum produto, entre outras informações relevantes; - Ø Receber boletos bancários durante o horário de expediente dos bancos; - Ø Registrar todos os produtos comprados pelo cliente; - Ø Observar os preços dos produtos em promoção e a descrição dos produtos apresentada no sistema; - Ø Se detectar produtos danificados ou vencidos, solicitar troca; - Ø Separar produtos por categoria para facilitar embalador; - Ø Se necessário, preencher adequadamente os cheques e solicitar consulta; - Ø Quando o pagamento for com cartões, pedir documento de identificação e conferir se o cliente é dono do cartão; - Ø Controlar pagamento em dinheiro para não desabastecer o troco; - Ø Verificar sobra de produto, orientando o recolhimento e devolução para o local correto; - Ø Proceder à cobrança, conforme a forma de pagamento e orientações do superior; - Ø Conferir o cupom de promoção, observando os dados e letra legível, quando for o caso; - Ø Acompanhar trabalho do embalador, ajudando-o se necessário; - Ø Comunicar ao superior a necessidade de fazer sangria no caixa quando tiver dinheiro em excesso ou quando solicitado; - Ø Evitar acumulo de carrinhos nas proximidades do caixa, pedindo ajuda ao embalador para limpá-los e guardá-los; - Ø Limpar o balcão para receber a próxima compra; - Ø Abastecer, organizar, verificar validade e fazer limpeza dos displays, conforme programação e necessidade; - Ø Fechar o caixa, conforme orientações do superior; - Ø Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado; - Ø Auxiliar outros setores quando necessário.