Société employeur TotalEnergies EP Brasil Ltda
Escopo geográfico da posição: Nacional.
\ U00c1rea geográfica: Atividades de E\ U00c3\u00a1rne e PBR.
Mercado em que a posição atua: Sim – ANP e IBAMA.
Tipologia de contatos: Internos e externos.
* Internos: Gerente de Integridade e Grandes Riscos, Gerentes de Ativos Operados, RSESs, Engenheiros Líderes de Integridade, HQ
* Externos: ANP, IBP, IBAMA, parceiros (MODEC, Shell, Repsol, Petrobras).
Nível de contato: Requer capacitade de influenciar e convencer.
O(a) Engenheiro(a) Sénior de Integridade e Grandes Riscos é responsável por executar suas atividades em conformidade com o Sistema de Gestão de HSE, alinhado aos Princípios One MAESTRO, com foco na proteção das pessoas, preservação do meio ambiente, uso eficiente de recursos, descarbonização dos ativos e proteção da reputação da Companhão.
Principais responsabilidades:
* Conhecer, respeitar e assegurar o cumprimento do Código de Conduta da Companhanha.
* Apoiar o Gerente de Integridade e Grandes Riscos na gestão de Situações Rebaixadas e Ameaças Maiores à Integridade.
* Garantir que ações provenientes de DGS e auditorias sejam devidamente tratadas e concluídas.
* Contribuir para a confiabilidade operacional recomendando técnicas adequadas de inspeção e apoiando o desenvolvimento de novos END (Ensaios Nón Destrutivos).
* Liderar ou participar de análises de causa raiz de Eventos de Segurança de Processo (PSE) e contribuir para a elaboracção de planos de ação.
* Assegurar que os riscos, com únfão nos grandes riscos, estejam em conformidade com as políticas de HSE e de Integridade á Grandes Riscos da afiliada.
* Atuar como responsável pelo processo de Gestão de Mudanças (MOC), conforme regras corporativas.
* Garantir a implementação da gestão de Elementos Críticos de Segurança e Meio Ambiente (SECE) nos sites operacionais da TEPBR.
* Implementar e reforáizar a política de HSE da afiliada, assegurando conformidade com legislações, normas internas e requisitos regulatórios brasileiros (ANP).
* Garantir que os processos de Gestão de Riscos de HSE (auditorias, PSE, MOC, Situações Rebaixadas, SIMOPS) sejam realizados com avaliações de risco eficazes.
* Participar e contratar estudos técnicos, como avaliações de risco, simulações, câlculos técnicos e avaliações de condição de integridade.
* Definir planos de ação decorrentes de auditorias internas e externas relacionadas a riscos tecnológicos e engenharia de segurança.
* Apoiar a rede de engenheiros de segurança para garantir conformidade com referências corporativas, regulamentações brasileiras e normas técnicas.
* Revisar tecnicamente e apoiar respostas a demandas da ANP/SSM, incluindo gestão de ações oriundas de auditorias SGSS/SGIP/SGSO e planos de ação (REX).
* Assegurar estratégias, insumos tícnicos, procedimentos e auditorias para cumprimento das políticas e procedimentos de HSE.
* Promover a cultura de Integridade e Grandes Riscos na afiliada.
* Garantir a implementação e revisão periódica da TRA (a cada 5 anos ou após grandes modificações).
* Atuar como ponto focal da afiliada para auditorias internas, corporativas ou externas relacionadas à Integridade e Grandes Riscos.
* Garantir que o SIMS (Sistema de Gestão de Integridade Submarina) esteja atualizado e alinhado ao planejamento de inspeções submarinas.
* Atuar como substituto do Gerente Técnico de Integridade e Grandes Riscos, quando formalmente delegado.
* Garantir a notificação de incidentes às autoridades locais (ANP/IBAMA), atuando como Duty Notifier.
Integridade de FPSOs e Sistemas Submarinos (OBO):
* Acompanhar continuamente ameças críticas de integridade nos ativos OBO.
* Interagir com a equipe de Perfuração e Poços (D&W) para questões de integridade de poços.
* Realizar avaliações de risco em situações específicas de exposição da TotalEnergies (diferenças de visão entre TE e PBR).
* Participar ativamente de reuniões e comités para garantir a implementação tempestiva de ações de mitigacão.
* Interpretar eventos maiores (Tier 1 e Tier 2) para evitar recurringências.
* Atuar detalhadamente em eventos basicos (Tier 3) para prevenir eventos maiores.
* Acompanhar KPIs de Barreiras Críticas junto à Petrobras.
* Apoiar relatórios de integridade OBO para Gerentes de Ativos, Diretor de AM e Diretor de HSSSE & Integridade.
Finalidade da Posição:
Gerenciar a integridade dos ativos e controlar os principais riscos operacionais, assegurando que as instalações da TotalEnergies operem de forma segura, eficiente e sustentável, por meio de supervisão técnica, avaliação de riscos, conformidade regulatória e coordenação entre equipes de engenharias, operações e inspeção.
Formação técnica:
* Graduação ou Mestrado em Engenharia de Materiais, Mecânica ou Química.
Competências comportamentais:
* Dinamismo, abertura, visão transversal, rigor, espírito de equipe, multiculturalidade, orientação a resultados.
* Experiência em Gestão de Integridade (altamente recomendada).
* Experiência offshore (desejável).
* Segurança de pessoas, meio ambiente e instalações.
* Produção e procedimentos de Oléo & Gás.
* Integridade e Ciência dos Materiais.
Experiência profissional:
* 8 a 10 anos em gestão de integridade e segurança de processo em instalações de E\ U00c3\u00a1rne.
#J-18808-Ljbffr