Gestão e Registro das Condições Ambientais de TrabalhoA gestão das condições ambientais de trabalho tem como foco principal a análise técnica dos ambientes e das práticas laborais, com o objetivo de identificar, registrar e controlar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Essa atividade envolve o acompanhamento das planilhas de perigos e riscos das unidades, propondo atualizações sempre que forem identificadas novas condições ou alterações significativas. O profissional deve auxiliar na identificação de riscos que possam caracterizar insalubridade ou periculosidade, propondo medidas de eliminação, mitigação ou controle. Além disso, deve garantir o cumprimento dos cronogramas e planos de ação relacionados aos programas e procedimentos de segurança, mantendo os registros e formulários de controle devidamente preenchidos e atualizados.Durante o acompanhamento das atividades em campo, é fundamental orientar os colaboradores sobre as formas corretas de execução das tarefas, assegurando que os processos estejam em conformidade com as normas legais, os requisitos dos clientes e as diretrizes internas da COTRIN. Essa atuação direta contribui para a prevenção de acidentes e para a manutenção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.No cumprimento da documentação de Segurança do Trabalho, é necessário registrar as evidências de treinamentos, inspeções, campanhas e demais ações preventivas que comprovem a efetividade das práticas de segurança. As inspeções de SST devem ser executadas por meio de checklists específicos, permitindo a verificação das condições de segurança de ambientes, atividades e equipamentos. Cabe ainda levantar necessidades de atualização ou inclusão de novos checklists e comunicar o QSMS Matriz para adequação.A gestão de indicadores de SST busca monitorar e aprimorar a eficiência dos processos e procedimentos implantados, identificando causas de não conformidades e sugerindo ações corretivas. Também é importante propor novos indicadores, conforme necessidades observadas em campo, para fortalecer a cultura de segurança e a melhoria contínua.A divulgação e o desenvolvimento de materiais didáticos devem ser realizados em parceria com equipes multidisciplinares, visando a promoção de campanhas educativas e treinamentos de integração e reciclagem. Na gestão de incidentes pessoais e materiais, todas as ocorrências devem ser registradas e analisadas, identificando causas e definindo ações preventivas. Os resultados devem ser amplamente divulgados, promovendo o aprendizado organizacional.Por fim, o controle de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) deve garantir que os itens fornecidos estejam adequados aos riscos e em conformidade com o PGR. O uso, distribuição e substituição dos EPIs são monitorados por meio de software corporativo. O profissional também participa de auditorias de segurança e saúde ocupacional, assegurando conformidade com os requisitos da ISO 45001 e contribuindo para a melhoria contínua dos processos de SST.#LI-Onsite