Analista Contábil - Contabilidade | Grupo Autoglass
O Analista Contábil realiza a escrituração e análise de documentos processados pela empresa, como notas fiscais, faturas, pagamentos e recebimentos, assegurando seu correto preenchimento de acordo com os critérios legais e as diretrizes internas. Classifica os documentos conforme o Plano de Contas e elabora relatórios e demonstrativos periódicos que refletem o desempenho da empresa. E realiza entrega de declarações acessórias.
* Conciliar documentos processados referentes à sua movimentação contábil e financeira, compreendendo a verificação de notas fiscais para apurar o faturamento e recolhimentos dos impostos, conferência das contas a pagar e a receber para controle do fluxo de numerário, conciliação bancária para aferir a exatidão dos lançamentos, etc.
* Classificar os documentos conforme o Plano de Contas e fazer os lançamentos contábeis, por conta e em ordem cronológica, especificando valores, tributos, favorecidos, etc. preparando as informações para apuração dos resultados periódicos da empresa (balancetes, demonstrativos de lucros e perdas, informes diversos e outros).
* Efetuar cálculos de correção depreciação de bens que constituem o ativo fixo da empresa para efeitos de contabilização ou baixa dos mesmos quando de sua venda ou descarte. Dá entrada em novos ativos fixos identificando-os e registrando-os, para controle.
* Buscar orientações e soluções referentes às suas atividades de contabilização, acessar bibliografia, textos, Internet, etc. com o objetivo de atualizar-se sobre a legislação fisco-contábil.
* Eventualmente, atender as auditorias externas ou fiscalização disponibilizando a documentação solicitada, esclarecendo dúvidas ou providenciando as devidas correções, se necessário.
* Preparar o fechamento contábil do período para emissão dos relatórios com o propósito de apurar o desempenho financeiro da empresa, controle orçamentário e recolhimento dos impostos devidos. Apurar os impostos a recolher ou compensar, conciliar pagamentos e recebimentos com extratos bancários, cobrar acertos de adiantamentos, conferir lançamentos da Folha de Pagamento, etc. reunindo as informações para emissão dos relatórios e demonstrativos de ordem geral.
* Entregar obrigações acessórias como EFD Reinf, Dirf, DMED, SPED ECD e ECF.
* Preparar relatório de informações e dados estatísticos sobre da área, quando solicitado.
* Executar outras tarefas relacionadas com o cargo, a critério do superior.
* Responsável por clientes de média e alta complexidade. Faz a apresentação dos resultados junto com os sócios ou com os supervisores.
* Deve dominar os procedimentos operacionais.
* Realizar atividades correlatas de acordo com necessidades da empresa.
* Zelar pelo patrimônio da empresa.
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