Job Description
O Analista de Planejamento Comercial e Inteligência de Mercado é responsável por coletar, analisar e interpretar dados estratégicos que apoiem a tomada de decisão na área comercial. A pessoa analista também é responsável por monitorar e controlar os resultados comerciais. Atua na elaboração de projeções, estudos de mercado, análise da concorrência e definição de metas. Também é responsável por criar relatórios e garantir que os Gerentes de Negócio tenham informações suficientes para prospectar novos clientes/negócios.
Responsibilities
* Analisar concorrência, tendências de consumo e cenários econômicos (micro e macro);
* Apoiar a equipe de vendas com inteligência de mercado, segmentação de clientes e definição de territórios;
* Transformar dados em insights, identificando oportunidades de negócio e riscos estratégicos;
* Identificar oportunidades de expansão de rede e de upsell/cross-sell com base em dados geográficos e de consumo;
* Realizar estudos de concorrência e benchmarking do setor de telecomunicações;
* Desenvolver relatórios e dashboards para acompanhamento de metas, churn, ticket médio, concorrentes, base de clientes, etc para suporte à tomada de decisão;
* Desenvolver projeções de vendas e metas comerciais;
* Monitorar indicadores de desempenho (KPIs) como volume de vendas, churn, faturamento, receita, margem de lucro, relacionados à comercialização de serviços de fibra óptica;
* Elaborar relatórios gerenciais e apresentações para a liderança;
* Apoiar a definição de estratégias comerciais e ações de fidelização de clientes;
* Atuar em conjunto com as áreas de marketing, engenharia e atendimento ao cliente para garantir a excelência;
* Garantir a integridade das informações nos sistemas de CRM e ferramentas de BI.
Qualifications
* Perfil analítico e estratégico, com conhecimento de interpretação de dados;
* Boa comunicação e habilidades interpessoais: Capacidade de trabalhar em equipe e lidar com diferentes áreas da empresa.
* Habilidades de negociação, planejamento e foco em resultados;
* Pacote Office Avançado (Excel, Outlook, PowerPoint);
* Experiência com ferramentas de BI (ex: Power BI) será um diferencial;
* Inglês Avançado será um diferencial;
* Graduação em Administração de Empresas, Engenharia, Finanças ou áreas correlatas;
* De 3 a 5 anos de experiência em planejamento comercial, inteligência de mercado, administração ou análise de dados.