O Centro de Reabilitação Neurológica Matheus Alvares é um lugar cheio de amor que reflete em cada canto a garra e a determinação de Alessandro e Mariana, dois pais muito especiais que fizeram uma busca incansável pelo melhor dos tratamentos para seu filho Matheus.
A clínica possuí ambiente acolhedor, atencioso e empático tanto para os funcionários quando para, principalmente, nossas crianças Buscamos profissionais que estejam engajados com o propósito de levar o tratamento humanizado para esse nicho tão precioso.
1. Avaliação Psicomotora
1. Realiza observações e testes para avaliar o desenvolvimento motor da criança (coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, lateralidade, noção espacial e temporal).
2. Intervenções Psicomotoras
2. Propõe atividades lúdicas e dirigidas como jogos, circuitos motores, brincadeiras simbólicas e uso de materiais variados (bola, corda, bambolê, etc.).
3. Habilidades estimuladas:
Coordenação motora global (correr, pular, rolar);
Coordenação motora fina (desenhar, recortar, manipular objetos);
Equilíbrio e lateralidade;
Orientação espacial e temporal;
Ritmo e percepção corporal.
3. Psicomotricidade Aquática
4. Utiliza o meio aquático como recurso terapêutico para favorecer o desenvolvimento psicomotor;
5. Trabalha o controle respiratório, o tônus muscular, o equilíbrio e a coordenação de forma lúdica e segura;
6. Promove a autoconfiança e a autonomia, além de fortalecer o vínculo com o terapeuta por meio de experiências prazerosas na água;
7. A água facilita movimentos e proporciona estímulos sensoriais que favorecem a regulação emocional e comportamental, especialmente em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
4. Apoio Emocional e Comportamental
8. Estimula a expressão de emoções por meio do corpo e do movimento;
9. Trabalha a autoconfiança, autonomia e controle emocional;
10. Contribui para a superação de inseguranças, timidez, agitação e dificuldades de socialização.
5. Acompanhamento e Orientação a Pais
11. Compartilha observações e estratégias para o ambiente familiar;
12. Oferece orientações práticas para favorecer o desenvolvimento da criança fora das sessões;
13. Atua de forma interdisciplinar com psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.
6. Elaboração de Relatórios e Planos Terapêuticos
14. Registra a evolução da criança de forma contínua;
15. Planeja objetivos terapêuticos individualizados conforme as necessidades da criança;
16. Avalia os resultados e ajusta as atividades conforme o progresso obtido.
* Requisitos:
Formação em Educação Física e Pós Graduação em Psicomotricidade.